Os 3 erros mais comuns cometidos na fabricação de espumas

Você tem uma empresa com excelente capacidade de produção de espumas de poliuretano, mas sente que poderia ir além e expandir a produção e os prejuízos? Será que não existem falhas no processo de fabricação que estão impedindo a evolução do seu negócio? Verificar cada etapa fabril é extremamente importante para identificar possíveis melhorias de processo e otimização, mas é fundamental para mapear erros de todas as dimensões. Pensando nisso, selecionamos os erros mais comuns cometidos por muitas indústrias de fabricação de espumas de poliuretano. Mas como nossa missão é contribuir com você, apontamos também as ações corretas para consertar ou evitar cometer essas falhas na sua empresa. Veja abaixo:

Erro 1: Ajuste de estanho

Muitos profissionais costumam pecar na medição das matérias-primas. Aqui, cada quantidade precisa ser adequada e orientada pela formulação, para evitar rachos e fechar o bloco de espuma. Por isso é necessário criar um histórico de ajustes de blocos realizados, para manter o padrão de qualidade e minimizar erros.

Erro 2: Matéria sem climatização

Manter as matérias-primas armazenadas em qualquer espaço, em alguns casos com altas temperaturas é um cenário comum, mas que pode ser fatal para o resultado do produto, podendo ocorrer rachos e dificultar o ajuste do estanho. As soluções químicas TDI, poliol e copolímero, por exemplo, precisam ser mantidas em ambientes climatizados, a uma temperatura média de 22°C.

Erro 3: Parâmetros de processo incorreto

Não ajustar de maneira adequada os parâmetros dos equipamentos pode gerar grandes consequências para o produto. A estrutura celular fica grande quando usado processos insuficientes para homogeneização das matérias-primas. Para evitar esse problema é necessário ajustar parâmetros de processo, de acordo com a densidade e a tecnologia que será produzida, alinhando assim o método de produção com o produto. Com essas dicas dinâmicas e simples, você poderá evitar o desperdício de matéria-prima, reduzindo custos e orientando a equipe para melhorar o processo de fabricação e o produto final. Você também pode contar com o apoio da Flexível, com testes em laboratório e campo, baseados nos padrões realizados no mercado. 

Tem alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe: +55 47 3270 1900.