Como uma startup está inovando o mercado de colchões na Europa

A jornada de compra de um consumidor que está em busca de um colchão é ampla e às vezes até exaustiva. É preciso encontrar o ideal para o perfil, confortável, agradável e que também caiba no orçamento. Mas até chegar na decisão final, ele passa por uma série de pesquisas e conversas com vendedores, que torna a escolha difícil diante de tantas opções. Mas uma startup de Portugal está mudando este processo, criando um fluxo direto da fábrica para o consumidor final. A Koala Rest, empresa com sede em Portugal, foi criada por Bruno Madeira, especialista em marketing digital e João Ramos, que trabalha na área alimentícia. Não por coincidência, ela surgiu após Bruno e a esposa viverem uma experiência ruim na compra de um colchão. O conceito do produto da Koala Rest é vender diretamente para o consumidor, para permitir um preço muito mais baixo em relação às lojas. Por isso, os colchões são vendidos somente pelo site da empresa e no prazo de até três dias, o cliente recebe a mercadoria em casa.   

A qualidade

Não é só a facilidade e o baixo custo que estão fazendo a startup crescer e revolucionar o mercado. Os colchões são produzidos com alto padrão de qualidade, compostos por três camadas, feitas em látex híbrido, espuma viscoelástica e espuma de suporte, tendo ao todo, 25 centímetros de espessura total. O resultado é um colchão muito confortável e com bom custo benefício. Por enquanto, a empresa atende algumas regiões da Europa e está em crescente expansão.

Case semelhante

Nos Estados Unidos, a dupla de empresários John-Thomas Marino e Daehee Park também criaram uma empresa semelhante, a Tuft & Needle. A diferença está na espuma de suporte, a T&N Adaptive Foam, criada exclusivamente pela marca.

No Brasil

Aqui no Brasil, o método de venda com intermediários ainda é muito comum. O mercado de colchões no Brasil produziu no último ano R$ 8,2 bilhões, representando 0,35% da indústria de transformação no país. Houve um aumento de 14% nas unidades do setor no período de 2012 a 2016, com geração de mais de 25 mil postos de trabalho. Procurando soluções de poliuretano para colchões? Conheça aqui as nossas tecnologias.