Elastômero: a qualidade do poliuretano do jeito que a indústria precisa

O poliuretano ganha uma versão própria para atender muitas necessidades da indústria: o elastômero. Sua versatilidade permite a fabricação de peças para os principais segmentos de mercado, com diferentes características. Duas delas, em especial, se destacam: resistência e durabilidade. Os elastômeros de PU combinam as vantagens de plásticos rígidos, metais e cerâmicas com a elasticidade da borracha. Isso permite atender as demandas da construção civil, bem como dos setores de mineração, automotivo, têxtil, papel e celulose, as indústrias em geral, na forma de uma série de produtos. E quais são as aplicações dos elastômeros para o segmento industrial? 

- peças técnicas, buchas e batentes;

- rolos, roletes e peças de manutenção;

- peneiras e roldanas;

- rodas e esteiras;- vedação (gasket);

- bombas, equipamentos e buchetas;

- boias e sinos de mergulho.  

Estes produtos são fabricados a partir de fórmulas desenvolvidas a base de polióis, poliésteres, poliéter, caprolactonas e policarbonatos, de acordo com as especificidades de cada empresa. O fato de ser Taylor Made permite um ganho de produtividade e rentabilidade, formatando as soluções conforme os níveis de dureza desejados, numa variável de 25 shore A até 85 shore D. 

Os produtos feitos com elastômero de poliuretano são mais resistentes a baixas temperaturas, impactos, produtos químicos e a óleos em geral, além de conferir excelente tenacidade e resiliência.  Outra característica do elastômero é seu alto poder de adesão, por isso ele também é matéria-prima para produção de adesivos de contato e aglomerados. Estes são usados na fabricação de rolhas de garrafas, tapetes para áreas de lazer, palmilhas, estofados e mesmo colchões, a partir da aglomeração de borrachas, cortiças, espumas e tecidos. 

Já os adesivos de contato cumprem papel essencial no revestimento de câmaras estacionárias e rodoviárias, em placas de isolamento térmico para geladeiras, freezers e câmaras frias, além de promover o isolamento térmico e acústico em telhas sanduíche.

E quanto ao processo produtivo?

As tecnologias a base de PU são de fácil processabilidade e aplicabilidade, com um sistema estável que utiliza baixa dosagem e por isso garante economia e proporciona maior rentabilidade no processo produtivo. A Flexível conta com duas tecnologias especialmente desenvolvidas para o segmento industrial: a flexxBond e a flexxThane. Saiba mais acessando este link

Quer saber um pouco mais sobre o universo do elastômero? Então confira mais esse conteúdo que detalha suas principais características e saiba como ele pode substituir materiais, como borracha, plásticos e metais, com muito mais eficiência para sua empresa.