A inteligência artificial não é coisa do futuro: empresas de diferentes segmentos já otimizam as suas operações usando novas tecnologias. E esta também é uma oportunidade para as indústrias que utilizam poliuretano. Confira três exemplos de como a IA pode contribuir para melhorar a qualidade dos produtos e otimizar processos na sua empresa!
1 - Otimização do controle da qualidade
O controle da qualidade é primordial para a satisfação dos clientes e a inteligência artificial é capaz de otimizar os resultados nesse segmento. Isso porque as soluções de IA permitem analisar diferentes dados em tempo real, identificando desvios que podem comprometer a qualidade do produto final de forma rápida, o que facilita a tomada de decisão.
Com a rápida identificação de um problema, como inconsistências na densidade da espuma para um colchão, é possível agir mais rápido, também, para corrigir o erro. Dessa forma, a indústria reduz o desperdício de insumos e o retrabalho, além de oferecer produtos em alto padrão de qualidade para o mercado.
2 - Aprimoramento da gestão do estoque
As indústrias que utilizam poliuretano gerenciam grandes volumes de matéria-prima, o que exige um controle eficiente sobre o estoque e a cadeia de suprimentos. Nesse contexto, a inteligência artificial pode otimizar resultados, uma vez que, com dados históricos de produção e demanda, é capaz de prever as necessidades da indústria com mais precisão.A avaliação dos dados a partir da IA permite aprimorar a gestão do estoque, evitando, por exemplo, o acúmulo e desperdício de materiais, assim como a falta de insumos. Com isso, além de contribuir para que a produção siga sem interrupções, também é possível otimizar a logística e o transporte de produtos, aumentando a eficiência operacional.
3 - Melhorias nos processos de produção
As indústrias que utilizam poliuretano na fabricação dos produtos também se beneficiam da inteligência artificial nos processos de produção. Há, por exemplo, sensores e algoritmos capazes de prever falhas em máquinas, o que permite fazer a manutenção antes mesmo de o problema causar prejuízos à produção.
Além disso, a IA pode analisar dados sobre temperaturas, tempos de cura, volume e outros parâmetros e, inclusive, ajustá-los automaticamente conforme a necessidade para atender às especificações de cada produto. Dessa forma, é possível reduzir erros humanos, além de otimizar a qualidade final das soluções desenvolvidas pela indústria.
Como vimos, a aplicação da inteligência artificial em indústrias que utilizam o poliuretano permite otimizar resultados e reduzir custos, aumentando a competitividade das empresas. Confira o nosso blog e conheça outras soluções do Grupo Flexível para impulsionar os resultados do seu negócio!
Fontes: https://certi.org.br/blog/inteligencia-artificial-na-industria-conheca-as-aplicacoes/
https://www.siemens.com/br/pt/empresa/stories/tecnologia/ai-na-industria.html