As espumas flexíveis de poliuretano (PU) são uma solução popular para diversas necessidades da indústria móvel, desde colchões e almofadas até travesseiros e poltronas. No entanto, suas aplicações se estendem a uma ampla gama de produtos e diferentes segmentos do mercado.
Disponível em uma variedade de densidades e graus de dureza, a espuma de poliuretano flexível permite a produção de itens com características específicas ou adaptadas ao perfil do cliente e público-alvo. É por isso que elas representam o maior segmento de consumo de poliuretanos.
Em comum, as espumas flexíveis de PU têm como principais características:
- Baixo peso
- Alto conforto
- Excelente acomodação
- Boa espessura
- Boa resistência ao rasgamento
- Ótima resistência à fadiga
- Facilidade de corte
- Excelente conformação
Essas características que conferem vantagens aos produtos são cada vez mais exploradas por diversos assuntos, tanto no Brasil quanto globalmente. A espuma flexível de PU é resistente e pode prolongar a vida útil dos produtos em diversas aplicações, como: colchões, móveis, travesseiros, almofadas, peças para calçados, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal.
No segmento de calçados, a espuma flexível é utilizada na produção de palmilhas. No setor de móveis, graças a vários níveis de dureza, a espuma atende às necessidades de produtos extremamente macios, como colchões, e mais firmes, como poltronas. Travesseiros viscoelásticos também se beneficiam desse material.
Para garantir que uma espuma flexível preserve suas características físicas, é essencial a execução de testes de qualidade que comprovem o resultado esperado em cada aplicação.
Poliol de fontes renováveis: inovação e sustentabilidade
O poliol de fontes renováveis representa um avanço significativo na indústria de polímeros, aliando inovação tecnológica, eficiência e sustentabilidade. Desenvolvido pelo Grupo Flexível, trata-se de um poliol produzido a partir de fontes vegetais e outros materiais primas renováveis, em vez dos recursos petroquímicos tradicionais.
A utilização de poliol de fontes renováveis, atrelado a um sistema do Grupo Flexível, contribui para a redução da pegada de carbono e dependência de combustíveis fósseis. Assim, promove um ciclo de produção mais sustentável que reduz impactos ao meio ambiente. Além disso, o desempenho dos produtos fabricados com esse tipo de poliol não é comprometido. Pelo contrário, esses materiais oferecem excelente durabilidade, flexibilidade e emoções, com destaque em diversas aplicações industriais.
Tecnologias do Grupo Flexível
O Grupo Flexível desenvolve e fornece tecnologias para a produção de espumas flexíveis, totalmente testadas, divididas em dois segmentos principais: Espumas flexíveis tradicionais e Espumas flexíveis especiais.
Conheça outros tipos de espumas de poliuretano que podem servir para você.