Os agentes expansores são componentes essenciais na produção de poliuretano, desempenhando um papel crucial na formação da estrutura celular do material. Eles são utilizados para criar as bolhas de gás que conferem ao PU sua característica de espuma.
Existem diferentes tipos de agentes expansores, e a escolha entre eles afeta diretamente as características finais do produto, como sua densidade e resistência. Nos últimos anos, a indústria também tem buscado opções de materiais mais sustentáveis e com menor impacto ambiental para a utilização como agente expansor.
É aí que o HFO (hidrofluorolefinas) entra em cena na substituição do gás HCFC. Além de ser ecologicamente correto, o uso do HFO apresenta inúmeras vantagens, o que representa um ponto de virada para toda a indústria de poliuretano. O Brasil vem implementando o projeto para o setor de espumas do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) desde 2013 (PNUD, 2023). Foram eliminados, em 2021, mais de 63% do consumo de HCFCs. O PBH, que está concluindo a sua segunda etapa, irá lançar a Etapa III com o objetivo de alcançar a eliminação de 97,5% do consumo de HCFCs em 2030, restando um consumo residual de 2,5% até 2040 (Portal EA, 2023).
O HFO foi elaborado com os mais altos padrões de qualidade, sendo que seu projeto sempre teve como uma das principais finalidades apresentar à indústria algo efetivo, de fácil adaptação na linha de montagem, seguro e com alto custo-benefício. Estudos realizados com o uso de diferentes agentes expansores demonstraram que o HFO possui um bom coeficiente de desempenho, ao mesmo tempo em que apresenta menos riscos do que o HCFC e outros agentes.
O HFO possui nulo potencial de degradação da camada de ozônio (ODP – Ozone Depleting Potential) e baixo potencial de aquecimento global (GWP – Greenhouse Warming Potential), tornando-se uma escolha ambientalmente responsável entre os gases fluorados. Além disso, traz diversas vantagens:
- Estabilidade Química: Contribui para a durabilidade da espuma.
- Estabilidade do Sistema e Dimensional da Espuma: Garante a consistência e qualidade do produto final.
- Não Inflamável: Dispensa adaptações nas instalações.
- Armazenamento Convencional: Facilita a logística e armazenamento.
Desde 2020, o Grupo Flexível optou pelo HFO como gás expansor, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis.
Para saber mais sobre as vantagens da substituição do HCFC pelo HFO como agente de expansão na indústria de poliuretanos, entre em contato e agende uma conversa conosco, CLIQUE AQUI!
Fontes: