O mercado automotivo é uma das principais forças na economia do Brasil. Foi o aumento da produção de veículos que puxou os resultados da produção nacional para uma alta de 2,5% em 2017, após três anos de queda. Um período em que o segmento automotivo também amargou prejuízos por conta, especialmente, da acentuada crise econômica. Segundo o IBGE, foi o melhor desempenho da indústria brasileira desde 2010, quando a produção industrial avançou 10,2%. Entre as grandes categorias econômicas, os destaques foram os bens de consumo duráveis, com um aumento de 13,3% impulsionado pela fabricação de automóveis e eletrodomésticos. Os bens de capital também contribuíram para elevar o índice, registrando um aumento de 6% sob influência do aumento da produção de equipamentos de transporte, de uso misto e para construção.
Em 2017, a produção de veículos no Brasil fechou com alta de 25,2%, conforme a associação das montadoras (Anfavea). No total, foram feitos 2.699.672 carros, caminhões e ônibus no ano, contra 2.156.356 em 2016. O boom foram as exportações, que totalizaram 762 mil unidades, um aumento de 46,5% no comparativo com 2016. Até então, o melhor ano em exportações era 2005, com 724.163 mil unidades no total. O alto volume de exportações fez a produção aumentar mais que as vendas internas no Brasil, que subiram 9% em 2017, depois de quatro anos consecutivos de quedas. E a produção geral de veículos segue em alta em 2018, divulgou a Anfavea.
No primeiro trimestre deste ano, foram feitos 699.657 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, um acréscimo de 14,6% na comparação com o mesmo período de 2017. Deste total, 180.200 veículos tiveram como destino outros países, um volume 3,3% maior de exportações que 2017.
O papel da inovação na indústria automotiva
A retomada da indústria abre oportunidades e impõe desafios ao setor automotivo. Com uma concorrência crescente, especialmente montadoras estrangeiras, é preciso mudar a estratégia de negócios e o foco da inovação. Uma pergunta deve ser respondida: como criar e oferecer serviços que resolvam de fato a necessidade dos consumidores? Quando o assunto é veículo, a segurança é sempre um item essencial e, portanto, fator decisivo no momento da compra. Alguns materiais empregados na fabricação de peças automotivas, como o poliuretano, asseguram maiores níveis de segurança, e por isso agregam valor ao produto final. Inovar nas matérias-primas empregadas é uma forma de obter novos resultados e atender a perfis de público cada vez mais exigentes. Fontes: Anfavea, G1