Os equipamentos responsáveis pelo resfriamento e congelamento de produtos encontram na espuma rígida de poliuretano uma solução de alto desempenho para isolamento térmico. Os benefícios à cadeia do frio englobam tanto o processo produtivo quanto o produto final, isto é, passam por toda a cadeia produtiva, do transformador ao consumidor.
De quais equipamentos estamos falando?
Gôndolas de supermercado Refrigeradores comerciais Refrigeradores residenciais Balcões frigoríficos Ilhas de supermercado Conservadores de gelo Expositores Carrinhos de sorvete Freezers Caixas térmicas Adegas Cervejeiras Entre outros Dos congelados no supermercado àquela cerveja bem gelada em casa, a espuma rígida de poliuretano é o que garante nos aparelhos as condições ideais de refrigeração e controle de temperatura do produto, seja ele qual for. Mas como o PU é utilizado?
Aplicações do poliuretano
A espuma rígida de poliuretano é utilizada no preenchimento das cavidades que formam as paredes e bases dos equipamentos. Já na forma de adesivo, com alto poder de adesão, o PU é utilizado para fazer a colagem destas placas e painéis, que podem ser de poliuretano ou de outros polímeros como EPS, metal ou plástico.
Conheça as vantagens para todos os envolvidos!
Para o transformador (processador do PU)
Espuma rígida
Excelente fator K
Ótima fluidez e rendimento
Uniformidade de preenchimento
Compressão e densidade variáveis
Rápido desmolde Sem retrabalho
Produto ecologicamente correto
Adesivo
Facilidade de processo
Ótima aderência
Rendimento superior
Menor tempo de aplicação
Cura rápida
Com retardante e antichama
Para o fabricante do equipamento
Diferencial competitivo
Maior valor agregado
Qualidade e durabilidade
Eficiência energética
Excelente isolamento térmico
Para o cliente/consumidor
Características do produto preservadas
Maior vida útil ao produto
Aparelho durável e seguro
Segurança alimentar
Conveniência e praticidade
Além das câmaras frias e outros equipamentos estacionários, os benefícios listados se aplicam às necessidades móveis, como tanques de leite, caminhões e baús frigoríficos. Afinal, a eficiência energética é uma das vantagens do poliuretano e uma das principais necessidades da Cadeia do Frio, esteja o produto parado ou em movimento.