As câmaras frias têm importância decisiva na cadeia produtiva de importantes mercados. São elas que asseguram as condições ideais de temperatura durante a vida útil do produto, quer precise ele estar resfriado ou congelado. Essa necessidade envolve diferentes etapas, que começa com a fabricação, passando pela conservação, transporte até a comercialização. Em frigoríficos, por exemplo, após o abatimento do animal, a carne precisa ser armazenada em condições ideais de temperatura, atendendo requisitos legais visando o consumidor. O prolongamento da vida útil é outro ponto essencial, para garantir a integridade de itens perecíveis e sua competitividade no mercado. Isso é comum em muitos setores, citando, no caso de frutas e legumes, as maçãs e batatas.
O que é uma câmara fria?
Também conhecidas como câmeras frigoríficas, as câmaras frias estacionárias são estruturas isoladas termicamente para armazenamento de produtos em temperatura estável, quer seja pelo sistema de resfriamento ou congelamento. A refrigeração ocorre com temperatura entre 0 ºC e 18 ºC, enquanto o congelamento se dá em temperaturas abaixo de 0 ºC. Além de produtos para consumo, a câmara fria também é usada para armazenar materiais ou insumos que necessitam preservar sua qualidade por mais tempo ou para manter características iniciais. Aqui, por exemplo, entram as fabricantes de gelo. Pela sua natureza, é comum que esse tipo de solução para a cadeia do frio seja associado a empresas alimentícias. No entanto, as câmaras frias têm uma aplicação mais ampla, beneficiando diferentes segmentos como a indústria química, farmacêutica, hospitalar e automobilística, além da agricultura e agroindústria.
Quais as vantagens de usar uma câmara fria?
Resfriamento de volumes maiores
A câmara fria permite o acondicionamento de um maior volume de itens, bem como de produtos mais volumosos, em comparação a outros equipamentos, como freezer e congelador. Uma capacidade de armazenamento maior favorece, inclusive, a expansão dos negócios.
Precisão no controle da temperatura
As câmaras estacionárias permitem um controle e manutenção mais eficientes da temperatura em relação a sistemas manuais. Com isso, elas garantem as condições ideais de armazenamento e, por conseguinte, a durabilidade do produto.
Soluções customizadas às demandas
As câmaras frias podem ser fabricadas em diferentes tamanhos e layouts, podendo ser adaptadas ao espaço e necessidades, seja dentro da empresa, em um supermercado ou outro estabelecimento. O projeto também pode levar em conta a movimentação de pessoas em seu interior e o acesso aos produtos.
De forma abrangente, o uso das câmaras frias, com finalidade comercial e/ou industrial, é o diferencial competitivo para as empresas que precisam assegurar a qualidade do produto, prolongar sua vida útil, diminuir perdas e aumentar a produtividade com eficiência.
Leia também >> Câmaras frias mais econômicas com o poliuretano