Desde que se tornou obrigatório, a partir de 1º de janeiro de 2020, o HFO vem sendo adotado por indústrias brasileiras que trabalham com fluidos refrigerantes. O gás de quarta geração Hidrofluorolefina (HFO) substitui os hidrofluorcarbonos (HFCs) em sistemas de refrigeração como uma alternativa de menor impacto climático.
Os gases do tipo CFC e HCFC são uma ameaça à camada de ozônio e por isso foram proibidos no processo de fabricação de espumas rígidas de poliuretano. Em substituição, o HFO é um agente expansor sustentável, mais prático, seguro e estável.
A mudança para o agente expansor ecológico HFO já não é mais uma novidade, porém muitas empresas ainda têm dúvidas quanto às vantagens da solução. Mas a verdade é que adequar o processo produtivo ao uso do HFO é a melhor decisão a longo prazo para o negócio, visto que a adequação traz um excelente custo-benefício.
Neste post, explicamos como a mudança para o HFO foi vantajosa para uma indústria de garrafas térmicas e como a expertise da Flexível fez a diferença na resolução dos desafios que surgiram durante a migração.
Por que mudar para o HFO?
Uma das principais vantagens em fazer a mudança para o HFO é que ele é definitivo e de fácil adaptação ao processo produtivo, não exigindo alterações na planta. Além disso, sua empresa estará atuando de forma legal e ecologicamente correta, prevenindo-se de riscos. Veja aqui os riscos que sua empresa corre ao não se adequar ao HFO.
O poliuretano no mercado de isolamento térmico
Atualmente o poliuretano é a melhor solução para o isolamento térmico de refrigeradores, garrafas térmicas etc. A espuma rígida de PU oferece alta eficiência e performance na manutenção da temperatura, tanto negativas quanto positivas.
Case de sucesso com HFO: desafios x soluções aplicadas
Ao realizar a migração para o gás HFO em uma indústria de garrafas térmicas de alta produtividade, cliente de longa parceria da Flexível, o primeiro desafio proposto pela empresa foi de manter todo o seu processo intacto, sem reduzir a capacidade produtiva, investir em novos equipamentos ou alterar o padrão de qualidade dos produtos.
A Flexível apresentou uma solução que não alterou em nada o processo produtivo. Porém, no início da troca dos gases, um grande desafio foi encontrado: a capacidade de litros das garrafas estava sendo reduzida durante o processo, o que não pode ocorrer. Diante disso, a equipe Flexível se dedicou a encontrar uma nova solução, que estabilizasse o dimensional das garrafas.
Para manter a estabilidade dimensional padrão das garrafas, a Flexível desenvolveu uma nova tecnologia exclusiva de poliuretano, à base do gás HFO, que garantiu o isolamento térmico necessário (conforme padrões do cliente) e proporcionou a estabilidade dimensional interna e externa das garrafas – evitando a redução da capacidade de litros. Dessa forma, conseguimos realizar a migração para o gás de quarta geração com sucesso, atendendo todas as padronizações de produto necessárias para manter a alta qualidade das garrafas térmicas.
A inovação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Flexível – Flexx Lab – foi fundamental nesse projeto. Um dos principais pontos quer permitiram à Flexível criar essa solução exclusiva para resolucionar o problema foi o uso de um equipamento de alta tecnologia que conseguisse medir precisamente toda a reatividade do produto.
Benefícios da solução desenvolvida pela Flexível:
- Processo produtivo mantido: mesma fluidez, reatividade, tempo de desmolde;
- Zero investimento em novos equipamentos;
- Sem alterações no padrão de qualidade dos produtos;
- Processo mais seguro e ecologicamente correto.
Quer saber como a Flexível pode ajudar sua empresa na migração para o HFO e entender mais sobre as vantagens da substituição? Entre em contato com nossa equipe: +55 47 3270 1900.