Você sabia que a área de controle de qualidade do Flexx®Lab analisa desde a entrada da matéria-prima até as tecnologias em poliuretano finalizadas, antes de serem entregues na sua fábrica? Isso porque o risco de contaminação nas soluções químicas é alto e qualquer falta de cuidado, pode reverter em avaria para as empresas. E claro, alteração em produto.
Contaminação das tecnologias em poliuretano
Para evitar que ocorra qualquer tipo de contaminação, Flexx®Lab, laboratório da Flexível, analisa todos os componentes químicos usados na fabricação dos produtos. E assim, garante a preservação de características essenciais, como qualidade e performance. Todo esse cuidado é para ter o controle de qualidade e permitir que o resultado final do seu produto não seja afetado devido a esses fatores. Para identificar qualquer anormalidade, realizamos testes de concentração de princípio ativo, para garantir a produção da melhor tecnologia, concentração, cadeia química do produto, quantidade de hidroxila do poliuretano, umidade, percentual de NCO e propriedades físicas. Cada item é avaliado antes da solução sair da Flexível.
Na sua empresa
Há muitas chances de contaminação das tecnologias em poliuretano dentro da sua fábrica, você já pensou nisso? E muitas vezes são pequenas interferências que alteram o resultado desejado, refletindo em aumento de custos e gastos, perda de matéria-prima e produto com qualidade inferior. Em tempos de gestão de economia e otimização de processo produtivo, nenhuma empresa quer ter prejuízo, não é mesmo? Para evitar os modos de contaminação mais comuns, nós explicamos abaixo cada um e como identificá-los:
-
Água e umidade
A água e um componente que devemos dar uma atenção maior, pois em contato com o TDI se torna um reagente natural onde pode ocasionar acidentes de grandes proporções. Devemos sempre armazenar os produtos em local seco e arejado, com controle de humidade e temperatura.
-
Óleos e graxas
Toda máquina gera um acumulo de óleos e graxas que pode entrar em contato com a formulação na hora do processo prejudicando o resultado final do produto. Devemos manter o local sempre limpo e fazer a manutenção dos equipamentos para que o resultado do seu processo seja 100%.
-
Utilização
O uso inadequado da tecnologia, com proporção da mistura das tecnologias em poliuretano incorretas, um manuseio incorreto dos fluidos ou homogeneização feita em proporções inadequadas também interferem – e muito – no processo final. Fique atento!
-
Higienização
Se você usa a mesma máquina para a produção de diversos produtos, com tecnologias diferentes, possui muitas chances de contaminação se a higienização não for feita corretamente em toda a máquina. O mais indicado é ter uma máquina para cada uma das tecnologias em poliuretano.
-
Vazamentos
Procure verificar se há vazamento em sua máquina, pois além de desperdiçar o produto irá influenciar diretamente no seu processo não obtendo o resultado esperado. Se mesmo com todos esses cuidados você perceber falhas ou resultados diferentes, temos uma equipe especializada de assistência técnica pronta para atendê-lo. O laboratório da Flexível está preparado para dar o suporte necessário para detectar o problema na sua indústria. Entre em contato com nossa equipe: +55 47 3270 1900.