Estamos correndo contra o tempo. Já é uma realidade próxima: a partir de 1º de janeiro de 2020 todas as aplicações em poliuretano devem migrar para os gases ecologicamente corretos. Nessa corrida, a Flexível saiu na frente como a primeira importadora de Hidroflurolefinas (HFO) do Brasil para aplicação em sistemas de poliuretanos. O HFO é considerado um gás de quarta geração que não agride a camada de ozônio e se estabelece como o gás ideal dentro do Acordo de Montreal, tratado internacional sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio. Suas vantagens são inúmeras: é um produto não inflamável, que possibilita manter toda a estrutura fabril sem risco de periculosidade e possui um fator de isolamento excelente, tornando-se o mais estável para uso. A Flexível já disponibiliza e comercializa sistemas de espumas rígidas para as mais diversas tecnologias em poliuretano com HFO. Veja agora os riscos que sua empresa corre ao não se adequar ao HFO.
Falta de matéria-prima
Uma das decisões mais importantes é o fim da importação do HCFC ao redor do mundo. Países que não possuem tecnologia para produção do gás ficarão sem uma das principais matérias-primas de sua cadeia de produção. A partir de 1º janeiro de 2020, ou seja, em menos de seis meses, as importações serão finalizadas no Brasil, o que significa que os fabricantes devem buscar outra fonte para continuar no mercado. Linha de produção parada é igual a prejuízo, portanto, se a sua empresa ainda não está preocupada com a substituição do HCFC em poliuretanos, saiba que falta pouco tempo até que as dificuldades de fornecimento se tornem bem desafiadoras. O Brasil foi um dos países com melhor desempenho na eliminação do CFC e na redução gradual do HCFC, portanto, seguindo a lógica adotada até o momento, é bem provável que as empresas que não se adequarem ao protocolo de Montreal fiquem para trás.
Perda de clientes
Vivemos uma era em que as informações estão na palma das mãos. E nessa “Era da Informação”, as preocupações ambientais se tornaram acessíveis. Como resultado, as indústrias e empresas estão cada vez mais alinhadas a uma agenda de respeito ao meio ambiente. Isso ocorre por dois motivos: o primeiro é pelo respeito à natureza e seus recursos, o segundo é mercadológico. Indústrias querem ter processos e produtos minimamente agressivos ao meio ambiente para garantir que as pessoas e empresas antenadas com as questões ambientais optem pela sua marca.
Falta de estabilidade do produto
A falta de estabilidade do produto pode ocasionar diversas alterações, como mudança de reatividade, aumento de isotermia, desestabilização e encolhimento, colapso, mudança da estrutura celular, geração de odores, entre outros fatores, prejudicando o processo produtivo. Nossas tecnologias com HFO já foram testadas e estabilizadas oferecendo um produto de qualidade e com todo suporte técnico de nossa equipe. Não perca mais tempo. A Flexível está preparada para auxiliá-lo com a mudança para o HFO.
Caso tenha dúvidas ou necessite de mais informações, faça contato com a gente. +55 47 3270 1900.