A sustentabilidade e a procura constante por soluções inovadoras são pilares fundamentais no Grupo Flexível. Esses pilares sustentam uma conquista importante, que coroa nossa trajetória de preocupação com a redução de impactos ambientais: o Grupo Flexível conquistou o 28º lugar no ranking das 80 Campeãs da Inovação da Região Sul do Brasil.
O projeto "Poliol de fontes renováveis: caminhando juntos para um futuro sustentável", criado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico, flexx®Lab, foi avaliado por meio do Innovation Management Index, uma ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI), aplicada pelo IXL-Center (EUA) para analisar o desempenho das ações de inovação das organizações.
Esse prêmio reflete nosso compromisso contínuo com inovação e criatividade em nossos processos. Também evidencia a dedicação do Grupo Flexível em desenvolver soluções sustentáveis e preocupadas com o futuro, que se destacam em um cenário competitivo e em constante evolução.
Além disso, a premiação evidencia práticas que fazem parte do Grupo Flexível, como: compromisso com o meio ambiente, inovações que dão valor à cadeia, flexibilidade para suprir necessidades específicas do setor, valorização dos recursos pessoais internos e eficiência e autenticidade pelo desenvolvimento de uma tecnologia singular para o mercado.
Motivação e desenvolvimento
A indústria de componentes de poliuretano depende tradicionalmente de matérias-primas fósseis, mas a crescente preocupação ambiental levou o Grupo Flexível a explorar alternativas mais sustentáveis.
Nosso trabalho começou com o desenvolvimento de polióis com biomassa de oleaginosas para reduzir a dependência de recursos fósseis e não renováveis. Esse esforço não só visou minimizar o impacto ambiental, mas também atender às demandas de um mercado voltado para a sustentabilidade.
Após um estudo de mercado detalhado, identificamos o setor calçadista como o mais alinhado com nossas iniciativas de sustentabilidade, tanto pela procura dos fabricantes quanto do público consumidor. O projeto foi, então, direcionado para a customização do poliol de fontes renováveis para aplicações em palmilhas, entressolas e solados de calçados.
Poliol de fontes renováveis foi testado e aprovado por laboratório americano
Uma das preocupações do Grupo Flexível ao desenvolver o poliol de fontes renováveis foi garantir transparência e honestidade aos clientes durante o processo. Por isso, os novos produtos feitos com poliol de fontes renováveis passaram por análise no laboratório americano Beta Analytic, referência internacional. O laudo revelou que nosso novo poliol contém 64% de biocarbono e que a palmilha final obtida possui 41% de conteúdo renovável.
Atualmente, além da indústria calçadista, o poliol de fontes renováveis do Grupo Flexível já é aplicado no setor moveleiro, especificamente em espumas viscoelásticas para travesseiros, e na cadeia do frio — duas indústrias que comumente utilizam o poliol petroquímico e agora contam com um sistema inovador, eficiente e sustentável desenvolvido pelo Grupo Flexível.
A conquista do 28º lugar no ranking das 80 Campeãs da Inovação da Região Sul é um reflexo do nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Por meio do desenvolvimento do poliol de fontes renováveis, conseguimos não apenas atender às demandas do mercado por soluções mais ecológicas, mas também oferecer produtos que garantem alta performance e menor impacto ambiental.