O tamanho do mercado global de poliuretano está estimado em US$ 78.90 bilhões e deve atingir US$ 104.99 bilhões até 2028, segundo previsões da Mordor Intelligente (2023). Devido à sua variedade de aplicações, o setor vem crescendo desde 2021, graças ao aumento do consumo em segmentos como mobiliário, automotivo e principalmente na construção civil.
Indústria moveleira
A projeção da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) é de que haja um crescimento mais significativo na indústria e no varejo de móveis a partir de 2024. Para tanto, as empresas precisam se atentar à qualidade e ao conforto das peças - características que podem ser obtidas com a utilização do PU em assentos, encostos, apoios e acabamentos.
Indústria automotiva
A indústria automobilística no Brasil está passando por uma grande transformação, impulsionada pela convergência de tecnologia avançada, mudanças nas preferências do consumidor e a busca por sustentabilidade. Nisso, o poliuretano é um grande aliado, pois traz leveza e alta produtividade, contribuindo para a eficiência energética.
Construção civil
O informativo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) considerou uma evolução consistente no mercado nos últimos dois anos. Os dados mostram que a construção civil avançou 17,7% em 2021 e 2022, com projeções positivas para os próximos períodos. Esse setor é um dos principais consumidores de poliuretano no mundo, pois suas aplicações permitem alto desempenho e grande versatilidade em laminações, reparos, adesivos etc. Só em 2020, a construção civil foi responsável por 26% do consumo de PU no mundo (Exactitude Consultancy, 2022).
Com tantas possibilidades promissoras, o poliuretano tem um potencial de crescimento gigantesco nos próximos anos. E a sua empresa pode fazer parte dessa revolução: basta entrar em contato com a nossa equipe e descobrir como aplicar essa tecnologia no seu processo produtivo!
Fontes: