Para os caminhões frigoríficos, a estabilidade da temperatura deve ser uma condição básica, pois é ela que irá garantir a integridade dos produtos transportados do ponto de partida até o destino final. Entretanto, os grandes diferenciais que podem ser explorados nesse processo são o potencial da eficiência térmica e a integridade do isolamento térmico, ambos beneficiados com a utilização do poliuretano.
PERFORMANCE EM ISOLAMENTO TÉRMICO
A eficiência térmica em um caminhão frigorífico está relacionada a diferentes fatores, sendo que o mais importante deles é a qualidade dos materiais empregados na fabricação da carroceria. Nesse sentido, o poliuretano é considerado um dos melhores isolantes térmicos do mundo e, por isso, é o mais indicado nesse tipo de aplicação e em toda a cadeia do frio. Isso se deve ao seu excelente fator K, ou seja, sua capacidade de retenção da temperatura.
Além da refrigeração, o PU também contribui para a economia de energia, em razão da manutenção e controle de temperatura que proporciona, garantindo a integridade do isolamento térmico. Além disso, algumas vantagens que esse material proporciona são a rápida e simples aplicação, a resistência a interferências climáticas, a ótima selagem, o melhor aproveitamento das tecnologias e equipamentos, a durabilidade e a estabilidade.
Pensando nisso, o Grupo Flexível possui tecnologias específicas para a cadeia do frio, que garantem a otimização dos recursos e a sustentabilidade para gerar mais resultados com economia de material e mão de obra. Uma delas é a flexxThermal, que proporciona o máximo de eficiência energética e performance em isolamento térmico, sem deixar de pensar no meio ambiente, já que a sua formulação é feita com HFO.
ALTO RENDIMENTO
A utilização das hidrofluorolefinas (HFOs) garante um rendimento alto, mais seguro e estável, além de ser um agente expansor limpo, sendo a melhor alternativa ao gás HCFC. Os hidroclorofluorocarbonetos (HCFCs) causaram sérios danos ao meio ambiente devido à depleção da camada de ozônio, contribuição para o aquecimento global, poluição do ar e da água, e impactos negativos na biodiversidade. Como resultado, medidas internacionais estão sendo implementadas para eliminar gradualmente os HCFCs, como o Protocolo de Montreal e o banimento da sua utilização em 2020.
Em um processo pioneiro no Brasil, todas as tecnologias do Grupo Flexível utilizam HFO e vêm com o Selo Verde, o que permite a produção de espumas rígidas de poliuretano, ideais para a cadeia do frio. A solução pode ser aplicada em equipamentos de refrigeração comercial e industrial, garantindo rendimento, fluidez e uniformidade de preenchimento.
Para saber mais detalhes e saber como aplicar essa tecnologia em sua empresa, entre em contato conosco!
Fonte utilizada: