Nos últimos anos, o poliuretano está em destaque na indústria automotiva. De acordo com dados da Comissão Setorial de Poliuretanos da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o setor corresponde a 10% de compra do mercado de poliuretano no Brasil. Já no mercado mundial, dados do estudo da Mordor Intelligence (2023) apontam que a crescente demanda por materiais leves e de alto desempenho da indústria automotiva é um dos principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado de PU.
Essa utilização vem desde a década de 1970, quando as espumas semi-flexíveis e semi-rígidas revestidas com materiais termoplásticos foram largamente usadas para a fabricação de automóveis (Vilar, 2024).
Somente em espumas moldadas, o setor automotivo é o segundo maior mercado de consumo de poliuretano no país. Elas são amplamente usadas em bancos, apoios, volantes, descansa-braços, para-choques, manopla e em várias outras aplicações.
Soluções eficientes
Esse movimento aponta a importância de soluções cada vez mais eficientes para esse nicho, que busca inovação e diferenciação. Assim, uma das principais vantagens do poliuretano no segmento automotivo é a sustentabilidade. Com as normas mundiais cada vez mais rígidas com relação à diminuição da emissão de poluentes, o poliuretano está se consolidando como uma solução sustentável e com menor impacto ao meio ambiente na sua produção, além de produzir automóveis mais leves e eficientes em termos de uso de combustível.
Outro fator de grande importância para esse setor é o custo-benefício. A substituição de materiais tradicionais por poliuretano resulta em maior economia para a empresa, aumento da produtividade e maior durabilidade dos produtos.
Por fim, o PU também possui características como resistência à absorção de impactos, à corrosão causada por exposição às condições climáticas e redução da transferência de calor e ruído dentro do veículo, melhorando o isolamento térmico e acústico.
Essa combinação de benefícios tem o potencial de impulsionar os resultados na fabricação de veículos, fortalecendo a competitividade e eficiência no mercado.
Inovação em filtros de poliuretano automotivos
Uma das novidades em poliuretano para o mercado automotivo é a criação de filtro de ar e de óleo com essa tecnologia. Além de serem mais eficientes, os filtros de PU possuem excelente diferencial de vedação em relação aos modelos tradicionais.
A resistência na estrutura e na selagem, a leveza, a resistência à tração, o baixo índice de deformação e as ótimas propriedades mecânicas do poliuretano garantem performance e eficiência em um único produto. Tudo isso graças ao processo de produção em equipamentos que garantem repetibilidade e alto controle de umidade.
Com a linha flexx®️Air, do Grupo Flexível, é possível produzir filtros de poliuretano com densidades de 200 a 500 kg/m³ e dureza de 10 a 40 Shore A. Todas as propriedades químicas dessa linha podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente e exigências do mercado.
Para saber mais, entre em contato com nossa equipe especializada!
Fontes:
https://www.mordorintelligence.com/pt/industry-reports/polyurethane-market
https://poliuretanos.com.br/livro/livro.htm