O poliuretano para material esportivo é uma excelente opção para fabricação de diferentes necessidades deste mercado, que não para de crescer. O Brasil é o segundo país em número de academias. Hoje nós vamos apresentar algumas das possibilidades do PU para este segmento, ou seja, os principais produtos que podem ser feitos a partir da espuma de poliuretano, um material de fácil processabilidade e com um resultado final único.
Peças do vestuário
Calça, legging, meia, meia-calça e outras peças de roupa do universo esportivo podem ser fabricados a partir de fibras sintéticas, como elastano, que tem poliuretano em sua composição. Artigos de moda praia, como biquínis, maiôs e sungas, também. Os tecidos com PU se diferenciam por sua leveza, elasticidade, conforto e resiliência, ou seja, a capacidade de se ajustarem perfeitamente ao copo e retornarem ao tamanho original após serem esticados. A alta resistência a elementos externos, como o cloro, é outra característica.
Acessórios de proteção
O poliuretano também é empregado com excelentes resultados na fabricação de acessórios para proteção, como luvas de boxe e caneleiras. O PU é ideal para este tipo de acessório por ser altamente resistente a tração, rasgos e alongamentos, ou seja, por resultar em produtos duráveis, de ótima aparência e qualidade.
Aparelhos esportivos
Os fabricantes de aparadores de chute, tatame para judô e punhos para aparelhos de exercício podem extrair todas as vantagens do poliuretano na sua linha produtiva. Com excelentes propriedades mecânicas e de amortecimento, o PU confere aos produtos uma alta resistência a rasgos, ao mesmo tempo em que proporciona conforto ao toque. Além disso, ele permite obter diferentes níveis de dureza dentro de uma mesma peça.
Prancha de surfe
O poliuretano é também o material utilizado na fabricação de pranchas de surfe. Aliás, seu surgimento foi responsável por uma verdadeira revolução no esporte, na década de 1950. As pranchas tornaram-se mais resistentes e muito mais leves, elevando o desempenho nas ondas para níveis sem precedentes.
Mas como é possível obter produtos diferentes e com características distintas, por vezes opostas? É justamente esta a grande vantagem do poliuretano. A partir de mudanças na fórmula da solução e no método produtivo, pode-se obter diferentes tipos de espuma, níveis de deformação e variações de dureza, atendendo assim um mesmo segmento, como o esportivo, com uma diversidade de aplicações. Outra vantagem do poliuretano é o processo de produção, simplificado em relação a outras matérias-primas, de fácil processabilidade, estável e de grande rentabilidade. Benefícios que vão dar sustentação para o mercado esportivo inovar cada vez mais, com produtos diferenciados e que favoreçam a competitividade.