Graças ao desenvolvimento científico e ao crescimento da conscientização ambiental, foi constado o prejuízo que gases como o CFC e HCFC causam ao equilíbrio do planeta. Eles contribuem diretamente para a redução da camada de ozônio, logo, prejudica a proteção do planeta contra a incidência da radiação solar.
Esta foi a principal motivação da Flexível no início das pesquisas de novas alternativas substitutas dos HFCS’s. Além disso, já era anunciado que as empresas de poliuretano precisariam banir o uso destes gases. Em respeito à legislação e, principalmente, ao ecossistema, buscamos por uma alternativa ambientalmente e mercadologicamente vantajosa. A regra esteve em pauta no Protocolo de Montreal, acordo mundial que reúne governos e indústrias na tentativa de acabar com o uso de gases agressivos ao meio ambiente. Até chegar neste patamar, o assunto já estava em debate há 30 anos, a nível global. Os países participantes do protocolo assinam temos de compromisso com a redução de poluentes e em prol da sustentabilidade. No Brasil, desde 1º de janeiro de 2020 se tornou proibida a comercialização de HCFC’s no processo de fabricação de espumas rígidas de poliuretano.
Para este processo de conversão, nossa escolha foi investir no HFO. Enxergamos o potencial da sua eficácia e do alinhamento com as questões ambientais que nos permite abraçar mais a sustentabilidade em cada processo.
Somos pioneiros na comercialização do HFO no Brasil. As Hidrofluorolefinas são um agente expansor limpo, que não agride a camada de ozônio, diferente da alternativa anterior. Além disso, seu nível de rendimento é alto e ele é mais seguro e estável. Ele é a escolha que compila as necessidades das empresas e casa com as demandas ecológicas. Após extensas pesquisas e testes, foi comprovado que ele é um excelente substituo na formulação do poliuretano. A regra é nova, mas os preparativos foram longos. E foi por isso que aqui na Flexível a movimentação ao redor do HFO começou cedo. Agora a mudança é a única possibilidade, mas em momento algum encaramos como um “tapa-buraco”.
O HFO foi elaborado dentro de altos padrões de qualidade, levando sempre como briefing principal do projeto a capacidade de apresentar à indústria uma solução efetiva, bem adaptável às linhas de montagem, que fosse de plena segurança e tivesse um custo-benefício positivo. Dentro dos nossos laboratórios próprios, uma série de testes foi realizada até atingir este patamar. A falta de estabilidade do produto era uma grande preocupação durante este processo de mudança. Caso se efetivasse, poderia ocasionar algumas alterações, como a mudança de reatividade, aumento de isotermia, desestabilização e encolhimento, colapso, mudança da estrutura celular, geração de odores e demais fatores prejudiciais ao processo produtivo. Este receio já foi sanado aqui dentro mesmo, justamente com estes testes.
Toda tecnologia HFO utilizada pela Flexível vem com a garantia de que já foi testada e estabilizada, oferecendo um produto de qualidade. Para que este processo de troca fosse ainda mais simples e benéfico, nossa equipe de suporte técnico que normalmente já está em contato constante com nossos clientes se colocou à disposição para sanar todas as dúvidas que fossem surgindo. Durante estes anos, estudos foram realizados com diferentes agentes expansores e apenas comprovaram que o HFO é a melhor substituição para os HCFCs, seu coeficiente de desempenho é bom e ele apresenta riscos menores do que os demais agentes expansores. Ele agrega até mesmo no produto final! Usar insumos mais modernos e amigos do meio ambiente resultam em produtos de qualidade igualmente superior e que da mesma forma estão em conformidade com as tendências crescentes (e ótimas!) de cuidados com o planeta.
A mudança já é regra, quem ainda não se adaptou provavelmente está correndo contra o tempo para se adequar. E aqueles que já adotaram o HFO podem dar sequência aos seus trabalhos com a certeza de estarem fazendo o uso de um produto seguro e autorizado que traz mais vantagens para todo o processo.
Caso queira saber ainda mais sobre vantagens da substituição do HCFC pelo HFO como agente de expansão na indústria de poliuretanos ou buscar a melhor forma de se adequar é só entrar em contato e agendar uma conversa conosco. +55 47 3270 1900.