Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade e o preço dos colchões. A prova disso é que, segundo pesquisas do IEMI (2023), 68% dos clientes fazem pesquisa sobre produto e preço antes da aquisição. E para escolher, o consumidor brasileiro elege três atributos essenciais: qualidade (60%), conforto (49%) e durabilidade/resistência (40%).
Nesse sentido, o poliuretano é a escolha perfeita para contribuir com essas frentes, empregando um processo produtivo mais simples e eficiente para fabricar produtos de alto padrão para este competitivo mercado. Os fabricantes devem levar em consideração essa matéria-prima essencial para garantir uma noite de sono perfeita.
As soluções de poliuretano são apresentadas na forma líquida, combinando poliol e isocianato com outros reagentes. Elas são produzidas através da expansão livre ou do processo injetado, ou seja, são injetadas em moldes onde se expandem até atingirem a forma desejada.
A produção de espumas para colchão consiste envolve um processo chamado espumação, cujas etapas são as seguintes:
-
dosagem e mistura dos componentes
-
creme
-
crescimento
-
cura
Este processo é eficiente e rápido, embora a velocidade possa variar de acordo com o resultado desejado e as especificidades de cada empresa, incluindo sua estrutura e capacidade produtiva. Diferentes tipos de espumas podem ser fabricados a partir do poliuretano para o mercado de colchões. O ponto em comum é que essas tecnologias são de fácil processamento e proporcionam estabilidade no processo, garantindo um excelente custo-benefício e maior rentabilidade.
Tipos de espuma de poliuretano para colchões
Espumas Convencionais
Conhecidas por sua durabilidade e conforto, são as mais produzidas e empregadas no mercado, principalmente em colchões, móveis e estofados.
Espumas Macias
Produzidas a partir de matérias-primas especiais, trazem extremo conforto e qualidade para enchimento de encostos e assentos, conferindo baixo suporte de cargo.
Espumas Hipermacias
Usadas principalmente na indústria moveleira, são extremamente macias, com excelente resiliência e baixa deformação.
Espumas de Alta Resiliência
A mais alta tecnologia em espuma flexível de poliuretano introduzida no Brasil, apresentam durabilidade e performance para móveis, estofados e colchões.
Espumas de Alto Suporte de Carga
Espumas de altíssimo suporte de carga, ou seja, dão alto suporte em calçados esportivos e palmilhas, sendo usadas principalmente na indústria calçadista.
Espumas Viscoelásticas
Sua resiliência é praticamente zero após a compressão, o que proporciona um retorno muito lento. Muito utilizadas em artigos de hospitais e travesseiros, são conhecidas por proporcionar conforto e saúde.
A importância do colchão ideal
A qualidade do sono desempenha um papel fundamental na saúde, podendo desencadear ou agravar problemas na coluna, obesidade, hipertensão arterial e até depressão. Além disso, o sono inadequado influencia diversos aspectos, inclusive o desempenho esportivo. Por isso, a escolha de um colchão de qualidade faz diferença para uma noite de sono reparadora, contribuindo para funções essenciais à saúde, como a manutenção do equilíbrio do organismo, a consolidação da memória e a regulação da temperatura corporal.
É preciso levar em consideração a espuma adequada para cada usuário e cada situação, favorecendo a qualidade da matéria-prima utilizada. Por isso, o Grupo Flexível conta com soluções de poliuretano de alta tecnologia, que podem ser utilizadas para desenvolver esses diferentes tipos de espuma.
Quer saber mais sobre os tipos de espumas de poliuretano? Assista nossa aula gratuita e completa acessando aqui.
Fontes: