A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) declarou que o setor de construção civil iniciou o ano de 2021 com expectativa de 4% de crescimento, o que seria o maior crescimento do setor desde 2013. Contudo, por conta do cenário de incertezas por parte dos empresários, pela falta ou alto custo da matéria-prima, a expectativa de crescimento foi reduzida para 2,5% pela instituição.
Esse setor do mercado é extremamente importante para a economia do País e tem passado por uma evolução de materiais — para suprir a necessidade do desabastecimento e o aumento do valor, a tecnologia tem trabalhado para viabilizar construções com custo cada vez mais baixo, de melhor ou mesma eficiência com que se trabalhava anteriormente.
Esse tipo de diversificação de matérias e produtos afeta diretamente a parte de estruturação de construções pela questão do conforto térmico, que sofreu uma grande evolução não apenas por conta do setor, mas pelas questões climáticas atuais que geraram a necessidade de adaptação.
Como resultado do aquecimento global, o mundo passa por invernos muito rigorosos, verões muito severos, umidade baixa, entre outros fenômenos naturais extremos. Nesse ponto das questões ambientais surge o tema da eficiência energética — quando um ar-condicionado é ligado, o objetivo é que ele não fique ligado constantemente, mas que resfrie o ambiente, seja desligado e então o ar fresco seja mantido ali. Para o ar-condicionado funcionar dessa forma, deve estar em um ambiente com o melhor isolamento térmico possível. Ou seja, surge a necessidade de atualização dos ambientes para gerar maior conforto aos habitantes do local.
No blog de hoje, vamos falar sobre as tecnologias do Grupo Flexível que atendem o setor da construção civil.
Spray de poliuretano
Algumas construções utilizam aplicações por base de spray de poliuretano. Ele preenche um espaço, uma cavidade, assim não há a necessidade de trabalhar com concreto ou tijolo para preencher a estrutura inicial — que pode ser de drywall ou placas pré-moldadas. É possível utilizar o spray para fazer todo tipo de acabamento por cima da estrutura inicial. Além da construção civil, o spray também pode ser aplicado no mercado automotivo, na fabricação e na produção de caminhões e ônibus.
Para a construção civil, é possível fazer um tipo de aplicação direta e muito simples, que permite também fazer qualquer tipo de acabamento com o PU.
Nesse caso, o Grupo Flexível conta com um equipamento específico, em que é possível desenvolver o poliuretano, simulando um sistema de pintura, como uma parede, para realizar a aplicação do PU.
Maior vantagem do poliuretano
O poliuretano tem um alto valor de isolamento térmico — dessa forma, ele consegue fazer um alto isolamento para as linhas de refrigeradores, por exemplo, já que ele consegue manter a temperatura ideal. Para uma casa ou um prédio, os sistemas de conforto estão melhorando cada vez mais e o mercado precisa de produtos de alta performance. O PU agrega isso à estrutura, com um peso muito menor, que atende também o conjunto da construção, já que sua base de fundamentação depende do peso que será sustentado.
Então, com relação a outros materiais, como aço, concreto ou tijolo, o PU trabalha com menor peso, palco estrutural diferenciado, é muito resistente e com ótimo isolamento térmico, que é o fator principal.
Poliureia – PU na construção civil
A poliureia é considerada outra tecnologia do mercado de poliuretano, mesmo se tratando quimicamente de outra molécula, não o uretano, mas a ureia. Essa tecnologia possui duas grandes propriedades de destaque — alta resistência a rasgos e alta elasticidade — e ainda possui diversos outros benefícios, como:
- Alta resistência a rasgos;
- Alta elasticidade;
- Boa característica de ataques químicos;
- Alta resistência a intemperismos;
- Isolamento acústico;
- Impermeabilização.
Por se tratar de uma tecnologia com boa característica de ataques químicos, ela pode ser trabalhada em superfícies — a poliureia é utilizada na aplicação de áreas de contenção de rejeitos, como esgotos, centrais de tratamento e tratamento de efluentes. Então, se a necessidade é de um revestimento que suporte as variáveis desses líquidos, as características da poliureia a tornam ideal. Inclusive, é muito aplicada para essa condição (efluentes e esgotos) e, nesse caso, é onde ocorre seu uso mais severo.
Ela também pode ser utilizada na linha de construções mais simples, como na proteção de uma cobertura ou laje, para resistir bem a condições de intemperismos. Se é um telhado mais desgastado, para evitar a troca é possível fazer a impermeabilização dessa laje usando a poliureia. Ainda para o setor de construção civil, a poliureia também pode ser utilizada em spray na questão acústica. Ela fornece também a característica do isolamento em relação à impermeabilização.
Quer entender mais sobre as aplicações das tecnologias de poliuretano para o setor de construção civil? Entre em contato com nossa equipe: +55 47 3270 1900.