A mudança de comportamento dos consumidores está cada vez mais veloz. O impacto desta transformação é visível e inadiável, com importante influência na cultura social e no modo como as empresas e indústrias criam produtos e se conectam com seus consumidores. O poliuretano, como material base de muitos itens no dia a dia das pessoas, tem um papel importante a desempenhar se quiser ficar alinhado com as tendências de consumo. O principal fator de influência no comportamento das pessoas é a tecnologia. Cada vez mais imersa na rotina de todos, ela contribui para mudar culturas, hábitos e ações cotidianas, como o modo de fazer compras. Até alguns anos atrás, a jornada de compra era limitada a uma necessidade e a um ambiente físico. Ou seja, se a geladeira quebrasse, bastava ir até uma loja e fazer uma nova aquisição. Hoje em dia, existem inúmeras maneiras de realizar compras on-line, com menos burocracia e otimização do tempo. E em qualquer lugar, sem limitações geográficas. E tudo isso tem a ver com uma transformação mundial. De acordo com a WSGN (World Global Style Network), empresa conhecida como maior autoridade e previsão de tendências do mundo, as pessoas estão em um movimento de ressignificar a vida e aliar a tecnologia com o futuro. Entre as principais tendências de comportamento, estão a busca por um estilo de vida mais saudável, sustentabilidade, valorização da cultura, velocidade de compras e a busca por marcas que tenham significados. Por isso, selecionamos os principais insights abaixo:
Saúde em primeiro lugar
A busca por um estilo de vida mais saudável e holístico tem sido uma tendência mundial. As pessoas querem se conectar com sua essência, para melhorar a saúde física e mental. Produtos orgânicos, alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, meditação e yoga são algumas das mudanças perceptíveis nos dias atuais. E com ela, a tecnologia se torna parceira, com o uso de aplicativos e assistentes virtuais que ajudam a mapear, controlar e dar dicas de bem-estar relacionadas ao organismo e à saúde. Essa tendência também se estende aos produtos usados no dia a dia, desenvolvidos para contribuir com a integridade mental e espiritual graças à inovação. Um exemplo é a empresa Smartsleeve, que criou capas e colchões com estrutura 3D para criar uma manta de ventilação de ar entre as camadas têxteis, evitando o acúmulo de umidade e o uso de probióticos para absorver matérias que serviriam de alimentos para ácaros.
Sustentabilidade não é uma questão de escolha
Com as mudanças climáticas e a necessidade de contribuir com um planeta mais preservado, a exigência da sustentabilidade se tornará cada vez mais comum. O uso de materiais sustentáveis para itens do vestuário, a escolha de marcas que usam matérias-primas e processos produtivos que não agridam ao meio ambiente se tornam atitudes obrigatórias para empresas e marcas. De volta às origens A valorização da cultura local é uma maneira de se conectar com as origens. O trabalho manual e artesanal ganhará mais espaço e apreço, com maior destaque nas vendas e em produção de maior escala, para atingir mais pessoas que buscam por produtos com identidade e história.
Do jeito que o consumidor quiser
É assim que as marcas terão que se preparar para o futuro. Criar métodos de compras e oferecer produtos para que o consumidor compre quando, onde e a hora que quiser. Velocidade no processo de compra e agilidade na entrega – independente da região global- serão as necessidades mais urgentes e que as empresas precisam se adaptar. E tudo a um clique.
Qual o propósito da sua marca?
Já vivemos em um cenário em que há muita concorrência e oferta. O que é positivo, porque oferece ao consumidor opções de escolhas, principalmente de qualidade e valores. Mas ao que tudo indica, essa possibilidade de escolha não estará mais atrelada somente ao produto, mas sim, ao propósito da sua marca. Isso porque o consumo consciente será mais comum, com pessoas comprando apenas o necessário e o que faz sentido para suas vidas, sem exageros ou desperdícios. Com isso, elas passam a se interessar cada vez mais nas bandeiras e ações que as empresas apoiam, baseadas em valores como ética, sustentabilidade e transparência. Instituições sem propósito podem perder lugar em um novo modelo de consumo consciente.
O que o poliuretano tem a ver com as tendências de consumo?
A resposta é tudo. Essa tecnologia tão flexível e versátil é essencial a todos nós. Presente no processo industrial ao cotidiano das pessoas, o poliuretano é um material indispensável em muitas aplicações. No entanto, com as mudanças tão impactantes e significativas no modo de consumo e hábito das pessoas, será inevitável pensar em inovação neste setor.
A urgência de investir em pesquisa e desenvolvimento
Para atender às principais súplicas do mercado futuro, torna-se indispensável o investimento em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ao poliuretano. Segundo o Anuário de Colchões Brasil 2018, o mercado do bem-estar movimenta cerca de US$ 3,7 bilhões por ano, uma oportunidade de aposta para muitas empresas no futuro.
Muitas empresas do setor moveleiro já vem investindo no uso de materiais sustentáveis, como uso de matérias-primas naturais como bambu, biomassa de algas e tecidos inteligentes, que ofereçam soluções sustentáveis ao bem-estar. Mas ainda há espaço para inovar e surpreender os consumidores, principalmente em itens como eletrodomésticos, vestuário, esporte e tudo que envolve a relação de uso de produtos por pessoas. Outra preocupação importante com o poliuretano e meio ambiente é a tecnologia reversa. Além da busca de uma tecnologia cada vez menos agressora ao meio ambiente, o destino correto e o reaproveitamento de materiais se tornará essencial. Não apenas pela preocupação dos clientes, mas pelo movimento natural de promover a preservação do planeta. E por estar tão presente em itens do dia a dia, como geladeiras, calçados, roupas e acessórios esportivos, veículos e em uma infinidade de aplicações, o cuidado com seu rastreio e descarte poderá se tornar maior. O segredo para as empresas se inovarem e acompanhar o movimento de consumo pode estar na pesquisa contínua para conhecer de perto seu principal público e na abertura de um diálogo, para entender os seus principais desejos e necessidades.
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