As espumas flexíveis de poliuretano são diferenciadas em dois grupos: as espumas de poliéter, utilizadas em 98% do mercado nacional e produzidas a partir do poliol de poliéter, e as espumas de poliéster.
As espumas de poliéter podem ser divididas em diversas categorias, como convencional, macia, hipermacia, de alta resiliência, alto suporte e viscoelástica.
Espumas convencionais
Utilizadas em diversos segmentos, são as mais produzidas e empregadas no mercado, principalmente em colchões, móveis e estofados. Sua densidade de 18 Kg/m³ até 45 Kg/m³ proporciona conforto e durabilidade.
Espumas macias
São produzidas a partir de matérias-primas especiais, que conferem baixo suporte de carga, extremo conforto e qualidade. Com densidade de 23 Kg/m³ até 45 Kg/m³, são utilizadas em enchimentos de encostos e assentos.
Espumas hipermacias
Espumas de baixíssimo suporte de carga, ou seja, extremamente macias, com grande resiliência e baixíssima deformação. Comumente, substituem mantas de poliéster na indústria moveleira e podem ter densidade de 23 Kg/m³ até 50 Kg/m³.
Espumas de alta resiliência
A mais alta tecnologia em espuma flexível de poliuretano introduzida no Brasil, conhecida por sua durabilidade e performance. É muito usada em móveis, estofados e colchões. Possui densidade de 35 Kg/m³ até 60 Kg/m³.
Espumas de alto suporte de carga
Possuem diversas aplicações, com destaque na indústria calçadista devido ao alto suporte em calçados esportivos e palmilhas. A densidade desse tipo de espuma fica entre 60 Kg/m³ e 100 Kg/m³.
Espumas viscoelásticas
Podem ser chamadas de espumas mortas, pois sua resiliência é praticamente zero após a compressão, o que proporciona um retorno muito lento. Por trazerem conforto e saúde, são usadas em artigos de hospitais e travesseiros. Possuem densidade entre 30 Kg/m³ e 70 Kg/m³.
Esse conteúdo faz parte do Webinar “Tipos de Espumas e Suas Aplicações”, uma aula completa sobre o tema, disponível de forma online e gratuita. Para conferir, cadastre-se nesse [LINK] ou entre em contato conosco para saber mais.