A indústria calçadista cresce em ritmo acelerado, com consumidores atentos não só ao conforto, mas também à sustentabilidade na fabricação dos produtos e ao desempenho que obtém. Justamente por isso, o poliuretano em calçados é a solução ideal para obter eficiência na produção e agradar, inclusive, públicos mais exigentes.
Com aplicação em palmilhas , saltos, entressolas, solados e outros componentes de diversos modelos de calçados, o poliuretano oferece vantagens tanto para o fabricante quanto para o consumidor. E para você ficar por dentro dos benefícios, elencamos quatro dos principais diferenciais do poliuretano em calçados. Confira!
1 - Conforto para o usuário
O conforto é um requisito importante para o consumidor e o poliuretano promove bem-estar em diferentes modelos, dos sapatos de segurança aos tênis esportivos. A tecnologia ajuda a reduzir a fadiga nos pés e tornozelos, absorver o impacto, evitar atritos com o solo e contar com excelente absorção da transpiração, que oferece conforto e evita o acúmulo de bactérias.
2 - Alta performance
A leveza do poliuretano é outro diferencial para quem busca alto desempenho em calçados esportivos, uma vez que o PU fornece modelos mais leves se comparados aos materiais tradicionais, com excelente suporte e resistência. Os calçados ainda oferecem flexibilidade e flexibilidade mesmo em temperaturas baixas, outros benefícios para o desempenho.
3 - Resistência e durabilidade
A alta resistência à abrasão, flexão e rasgo são vantagens do poliuretano para a indústria calçadista. Aliás, resistência e durabilidade são requisitos para consumidores de todos os tipos de calçados, mas têm importância ainda maior nos modelos de segurança. Com o PU, eles suportam o contato com substâncias químicas e atritos com materiais.
4 - Imitabilidade
O conhecimento do poliuretano permite que suas características sejam adaptadas para reprodução de outros materiais. Com sua capacidade de imitabilidade, é possível produzir calçados que se pareçam ao couro e ao plástico, com uma paleta de cores maior e personalizada, além de fácil tingimento.
Sustentabilidade com o poliuretano em calçados
Além dessas e outras vantagens, o poliuretano promove a sustentabilidade, fator cada vez mais importante para os consumidores. Um exemplo é o poliol de fontes renováveis , atrelado a um sistema do Grupo Flexível: produzido com fontes vegetais e outros materiais-primas renováveis, ele reduz a emissão de gases de efeito estufa e substitui os polióis petroquímicos tradicionais com qualidade igual ou superior.
O poliol de fontes renováveis pode ser utilizado na produção de palmilhas, entressolas e solados de calçados, permitindo a customização conforme as necessidades da indústria e a compatibilidade com qualquer aditivo e forma de processamento. O resultado são calçados confortáveis, resistentes e resistentes , com diferencial em sustentabilidade.
O poliuretano em calçados é um excelente material tanto para quem produz quanto para quem utiliza. Confira mais conteúdos sobre o PU na indústria calçadista em nosso blog e entre em contato com nossa equipe para conferir todas as soluções para sua empresa!