Com certeza você já deve ter ouvido falar na espuma da NASA, não é mesmo? Muito comum, a espuma viscoelástica ou memory foam, existe há mais de 50 anos e é hoje uma das espumas de poliuretano mais confortável do mercado e usada em segmentos diversos devido suas características de conforto e inúmeras vantagens. Mas afinal, ela foi mesmo criada pela NASA? Em 1966, a espuma viscoelástica foi desenvolvida pelo programa espacial norte americano para oferecer mais conforto nos assentos das espaçonaves. Nos processos de decolagem, a força gravitacional da terra (força g) é exercida sobre os tripulantes e o material criado na época, foi capaz de absorver e distribuir força, proporcionando mais conforto e segurança aos astronautas. Por isso é tão comum ver em embalagens de travesseiros, por exemplo, a indicação da NASA nas embalagens, que nada mais é que uma referência à origem da criação do material.
Desde então, a espuma viscoelástica passou a ser amplamente usada para o setor moveleiro, hospitalar e industrial.
Vantagens da espuma viscoelástica
A espuma inteligente é reconhecida principalmente por seus efeitos terapêuticos, que são capazes de gerar benefícios para a saúde e contribuir para o bem-estar das pessoas. Macia e agradável ao toque, ela também possui um ótimo custo benefício, que além de proporcionar qualidade para os usuários dos produtos, agrega valor aos fabricantes e marcas que utilizam a matéria-prima para o desenvolvimento de artigos e materiais. Conheça algumas das principais vantagens da espuma inteligente:
Conforto
Sem dúvidas, essa é a principal qualidade da espuma viscoelástica. Como ela tira os pontos de pressão do corpo, é possível ter momentos de maior tranquilidade e leveza ao usar travesseiros, almofadas e colchões desenvolvidos com essa tecnologia.
Saúde
Ela contribui para melhorar a circulação sanguínea, mantém a postura correta da coluna vertebral e ajuda a minimizar dores. Em hospitais, por exemplo, ela evita o surgimento de ferimentos de pacientes internados e auxilia na recuperação.
Não deforma
Como é uma espuma de baixa resiliência, ela é capaz de retornar ao seu formato original, sem deformações. E sua capacidade de memória permite adaptação, sem perder a forma. Assim, não é necessário, por exemplo, virar o colchão ou travesseiro a cada mês.
Versatilidade
Não é apenas em travesseiros e colchões que as espumas viscoelásticas são usadas. Em assentos de aviões ou até mesmo como acessório para veículos, em equipamentos médicos e mercado hospitalar e indústria calçadista são alguns dos exemplos.
Tecnologia Flexível
Criada para atender este segmento, a Flexível criou a tecnologia Visco Elastic, composta pelas linhas Flexx VST e VSB. Elas são produzidas pelos processos de expansão livre e injetado e formuladas com ativadores estabilizantes, aditivos e agentes de expansão, para obter a espuma de memória de alta qualidade.
Saiba mais sobre a tecnologia Visco Elastic aqui e encontre a melhor opção para o seu projeto.