Você sabe como se forma o poliuretano?

Desde a sua descoberta, em 1937, o poliuretano adquiriu várias funcionalidades e veio sendo utilizado em uma ampla gama de materiais, nos mais diversos setores — como já falamos muito por aqui. Porém, você sabe como ele se forma? Vamos destrancar esse conhecimento para você a seguir!

O PU é um polímero formado, basicamente, a partir da reação de duas substâncias principais: um poliol e um isocianato.



Quando ocorre um encaixe perfeito entre a chave (poliol) e a fechadura (isocianato), abre-se a porta para dar origem a milhares de moléculas de uretano.

Pense numa corrente: é como se cada elo dela fosse uma estrutura molecular de uretano, enquanto a corrente inteira, formada por vários elos, é o próprio poliuretano.



Dependendo dos diferentes tipos de poliol e isocianato, o poliuretano resultante pode estar na forma líquida, sólida ou em espuma — essa última ainda pode ser flexível ou rígida. Confira mais sobre o poliuretano flexível ou rígido no aqui.

O Grupo Flexível conta com mais de 20 anos de experiência fabricando soluções em poliuretano usando tecnologia de ponta. Entre em contato e descubra como podemos atender o seu segmento!