O poliuretano (PU) é altamente versátil e de grande aplicação em diversos segmentos industriais. Um dos principais usos do polímero é na fabricação de isolantes térmicos e componentes de refrigeradores, tanto domésticos quanto industriais. Essa larga aplicação na cadeia do frio se justifica pelas propriedades do poliuretano. Além de versátil, possui características que o colocam como um dos principais isolantes de temperatura disponíveis no mercado. Neste conteúdo, apresentaremos a você as razões que fazem do poliuretano uma matéria-prima imprescindível na concepção de caixas térmicas - tanto as portáteis quanto as grandes, que são utilizadas em indústrias, frigoríficos e até em eventos para gelar bebidas. Confira agora porque o PU é um elemento indispensável na cadeia do frio!
O poliuretano e suas propriedades
O PU não é utilizado à toa na fabricação das caixas térmicas. Sua aplicação é justificada por algumas de suas principais características. São elas:
-
Resistência ao fogo
O poliuretano também é um material mais seguro que outros isolantes, como o poliestireno. Vale ressaltar que quanto maior for a presença de carbono na composição da espuma de PU, mais resistência às temperaturas altas será percebida.
-
Condutividade térmica baixa
Essa característica é decorrência do baixo fator K do poliuretano. Para quem não sabe, o fator K é o índice que mede a condutividade térmica de um material. No caso das espumas de poliuretano, que são aplicadas nas caixas térmicas, o potencial de conduzir a mudança de temperatura é baixo. Ou seja, o PU é um ótimo isolante por não facilitar as trocas de calor, o que é ideal para manter qualquer produto resfriado ou refrigerado. A condutividade final de uma espuma de poliuretano é determinada com base na convecção, radiação, condutividade térmica do gás utilizado na produção da espuma e a densidade da própria espuma. Tudo isso é analisado em laboratório com muito cuidado para criar um isolante de alta performance!
-
Adesividade
O fator de adesividade tem relação com a capacidade de um material aderir a outro, como um adesivo mesmo. O poliuretano é versátil e pode ser aplicado até mesmo como um spray sobre outros materiais, o que demonstra sua alta adesividade. Quando falamos de adesividade, falamos em adesivo mesmo, que é utilizado na união das placas.
-
Custo-benefício
Mesmo não sendo o isolante com menor custo no preço absoluto, o PU é a melhor alternativa, pois traz mais eficiência e durabilidade para o produto. Fazendo, assim, que ele tenha um bom custo-benefício, tanto para os fabricantes quanto para os compradores.
O atual desafio das indústrias da Cadeia do Frio
A indústria do poliuretano possui um desafio a ser cumprido até o final deste ano: fazer a substituição do gás utilizado na produção das espumas de poliuretano. Atualmente, muitas indústrias utilizam os gases do tipo HCFC (hidroclorofluorcarbonos) para expandir o PU e fabricar a espuma que é utilizada como isolante térmico. Este tipo de gás foi utilizado para substituir os gases CFC - que já no final dos anos 80 foram detectados como um agente modificador da camada de ozônio. Podemos chamar o HCFC de “solução-estepe” pois ele também agride a camada de ozônio. Essa situação é analisada de perto pelos países que firmaram o Protocolo de Montreal, um tratado internacional que tem como compromisso eliminar o CFC e o HCFC.
Após a primeira etapa concluída (a eliminação do CFC nos processos industriais), chegou a hora de acabar com o uso do HCFC. Até dezembro deste ano, as indústrias devem utilizar agentes expansores alternativos ao HCFC, que terá sua comercialização e importação proibida no país, lembrando que quem ainda tiver estoque poderá utilizar até o término do material. Conheça os riscos que o seu negócio corre ao não se adaptar a mudança. Chegou a vez do HFO, o substituto ideal para o HCFC que não agride o meio ambiente e é a alternativa mais segura para o mercado.
A Flexível, por sua vez, é uma das pioneiras na comercialização do HFO no Brasil. Se seu negócio opera na cadeia do frio, descubra as vantagens de usar o HFO agendando uma consultoria online gratuita com a nossa equipe! +55 47 3270 1900.