Um bom isolamento térmico é indispensável na cadeia do frio: afinal, é fundamental evitar a interferência do calor externo no interior de geladeiras, caminhões frigoríficos, gôndolas e outros equipamentos, a fim de conservar todos os produtos, de alimentos a medicamentos, na temperatura ideal. E para isso, o uso do poliuretano na cadeia do frio é imprescindível.
O poliuretano, também chamado de PU, apresenta alta performance em isolamento térmico, destacando-se pelo seu baixo coeficiente de condutividade térmica, o fator K. Esse aspecto faz do poliuretano a melhor opção para isolamento térmico, uma vez que transmite menos calor e ainda oferece outras vantagens, como:
-
Conservação da temperatura do ambiente interno
-
Redução de demanda sobre outros componentes, como motores
-
Maior eficiência energética, garantindo economia
-
Fácil e rápida aplicação
-
Durabilidade
Outra vantagem do poliuretano para a cadeia do frio é a sua adaptabilidade: as soluções do Grupo Flexível, por exemplo, permitem a adaptação a diferentes processos produtivos, com uso indicado para caminhões frigoríficos, freezers, caixas térmicas, silos, gôndolas e outros equipamentos, seja para o transporte, seja para o armazenamento de produtos.
Soluções em poliuretano na cadeia do frio
O Grupo Flexível é referência em soluções em poliuretano na cadeia do frio, com produtos exclusivos para esse segmento. A aplicação pelo método de injeção, por exemplo, promove ótimo rendimento, fluidez e uniformidade de preenchimento. Além disso, a tecnologia otimiza o tempo no desmolde.
Um dos destaques em poliuretano é o poliol de fontes renováveis, atrelado a um sistema do Grupo Flexível, que promove mais sustentabilidade. Produzido com fontes vegetais e outras matérias-primas renováveis, ele reduz em até 90% a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, é compatível com qualquer aditivo do mercado, o que também inclui o agente de expansão HFO, outra solução que promove menor impacto ambiental.
Com foco em inovações sustentáveis, o Grupo Flexível ainda investe na economia circular. Exemplo disso é o uso de resíduos de espuma da cadeia do frio em um sistema de logística reversa, que reaproveita o poliuretano em outras aplicações, como telhas termoacústicas e preenchimento de portas.
Com inovações cada vez mais sustentáveis, o poliuretano na cadeia do frio se renova como a opção ideal para garantir o isolamento térmico necessário a diferentes segmentos. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre as soluções do Grupo Flexível para a sua empresa!