Muitos produtos precisam ser mantidos em condições específicas de temperatura para conservar suas características e prolongar sua vida útil. A eficiência energética dos equipamentos é, portanto, uma condição básica e essencial desde o início do processo até o momento da comercialização. Além das câmaras frias estacionárias, para estocagem de produtos resfriados ou congelados ao longo de toda a cadeia produtiva, são os refrigeradores comerciais que asseguram as condições ideais de temperatura em um ambiente decisivo no momento da compra: o ponto de venda. Trata-se de um estabelecimento comercial, que pode ser um supermercado, um açougue, uma padaria ou grande centro de distribuição. Por isso, a eficiência do refrigerador tem efeitos tanto na qualidade do produto quanto na decisão de compra pelo cliente, especialmente quando este for o consumidor final.
Mas como ter refrigeradores eficientes?
A eficiência dos refrigeradores comerciais – e também dos residenciais – está ligada de forma preponderante ao material empregado na sua fabricação e à maneira como este processo é feito. Um bom isolamento térmico é o que vai garantir economia e um equipamento de qualidade, que mantenha a temperatura certa nas diferentes condições externas.
O que é isolamento térmico?
É a capacidade de um material ou estrutura de dificultar a dissipação de calor, reduzindo sua entrada ou saída de um ambiente para outro. Assim, um isolante térmico é caracterizado por sua alta resistência térmica, garantindo a eficiência energética em diferentes necessidades. Um dos isolantes térmicos mais conhecidos é o poliuretano, considerado mundialmente como uma das melhores opções do mercado. Na Cadeia do Frio, ele é utilizado na fabricação de muitos produtos, incluindo os refrigeradores comerciais, passando por caminhões e tanques frigoríficos, até câmaras frias e itens domésticos, como adegas e caixas térmicas.