Inovar é uma das vocações do Grupo Flexível, e prova disso é que a empresa acaba de receber mais um importante reconhecimento por essa prática. Desta vez, com a premiação no top 10 em duas categorias do Prêmio Intraempreendedorismo AEVO 2024, que valoriza as empresas que mais estimulam a inovação entre seus colaboradores. Confira as iniciativas vencedoras!
Inovação sustentável com o poliol de fontes renováveis
O projeto “Poliol de Fontes Renováveis: Caminhando juntos para um futuro sustentável” foi premiado na categoria Equipe, na modalidade Inovação de Sustentação, que reconhece as iniciativas que aprimoram ou agregam mais valor às práticas já existentes na empresa.
Produzido a partir de matérias-primas vegetais, atrelado a um sistema do Grupo Flexível, a solução reduz o uso do poliol petroquímico. Assim, promove um importante ganho em sustentabilidade ao diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, o poliol de fontes renováveis é facilmente integrado à operação das empresas, oferecendo performance igual ou superior à do poliol petroquímico.
Destaque no Relatório de Sustentabilidade 2022-2023 do Grupo Flexível, o desenvolvimento do poliol de fontes renováveis também conquistou o 28º lugar no ranking das 80 Campeãs da Inovação da Região Sul do Brasil, outro reconhecimento à inovação pelo projeto.
Bloco aglomerado com adesivo: transformação para a sustentabilidade
O segundo projeto vencedor do Prêmio Intraempreendedorismo AEVO 2024 foi reconhecido na categoria Equipe, modalidade Inovação ESG, que premia soluções com resultados econômicos, sociais ou ambientais. O destaque do Grupo Flexível foi o desenvolvimento do Bloco Aglomerado com adesivo de base renovável.
O projeto deu novo destino aos retalhos das espumas rígidas de poliuretano utilizadas como isolamento térmico em refrigeradores, painéis e outros equipamentos. Esses resíduos, que eram descartados, agora são transformados em material isolante de telhas termoacústicas, graças à formulação de um adesivo produzido a partir do poliol de fontes renováveis.
O bloco aglomerado, que apresenta 50% de material reciclado na composição, diminui o impacto ambiental dos retalhos de espumas rígidas de poliuretano, antes levados a aterros. Além disso, faz das telhas termoacústicas uma opção sustentável e eficiente para a indústria da construção civil.
A criação do bloco aglomerado também recebeu recentemente uma outorga especial na categoria “Logística Reversa” do Prêmio Plástico Sul - Inovação e Sustentabilidade 2024. As premiações são um reconhecimento à inovação sustentável, compromisso do Grupo Flexível por um futuro melhor para todos!