O mercado calçadista brasileiro é amplo, afinal, somos o 5º maior produtor do mundo (Abicalçados, 2023). E quem ganha com isso é o consumidor, que pode escolher entre uma grande variedade de opções cada vez mais alinhadas às tendências de moda.
Entre elas, destacam-se os modelos de calçados que priorizam o conforto, o que pode ser um diferencial competitivo para as empresas que buscam atender às necessidades e desejos dos consumidores. E é por isso que as palmilhas injetadas de poliuretano estão ganhando espaço no setor, já que oferecem benefícios em relação aos outros materiais e trazem muito mais estabilidade para os sapatos.
Aproveite e leia: As vantagens do poliuretano em calçados
Diferenciais das palmilhas injetadas
Produzidas em poliuretano, as palmilhas injetadas combinam resistência e leveza. Elas absorvem impactos, evitam danos decorrentes de atritos com o solo e garantem um caminhar perfeito, sem incômodos e com muito conforto. Esse material é ideal para os consumidores que precisam usar o calçado por um longo período de tempo (como no trabalho, por exemplo), se movimentam muito e buscam mais qualidade de vida.
Além disso, esse tipo de palmilha é muito importante para o segmento de calçados esportivos, em especial os tênis. Ela permite o aumento de performance, trazendo flexibilidade e durabilidade com um suporte anatômico durante as atividades físicas. Sua natureza injetada permite uma distribuição uniforme do amortecimento, reduzindo a fadiga muscular. O poliuretano também é conhecido por sua capacidade de manter suas propriedades ao longo do tempo, assegurando uma resistência duradoura às demandas específicas do esporte.
Benefícios para as empresas
Os benefícios da palmilha injetada não se restringem apenas aos usuários. Os fabricantes também ganham vantagens competitivas ao utilizá-la, visto que ela possui alto rendimento no processo produtivo, devido à leveza da massa expansível. Para completar, sua matéria-prima apresenta facilidade de manuseio e de produção, tanto nas etapas de injeção quanto de desmolde.
Por fim, o uso da palmilha injetada de poliuretano expande alternativas de formas, já que pode ser moldada em diferentes formatos e modelos de calçados. Isso permite maior criatividade e diversidade para designers ou equipes de criação.
flexx®Shoes
A tecnologia flexx®Shoes do Grupo Flexível foi desenvolvida especialmente para o segmento calçadista. Nela, a linha PL, exclusiva para palmilhas injetadas, é composta pela combinação de poliol + isocianato, o que permite trabalhar com distintas relações de trabalho dos componentes utilizados.
No flexx®Lab, é possível realizar testes para criar novas versões do mesmo produto ao manter a mesma matriz polimérica, variando apenas a porcentagem de isocianato. Assim, é possível desenvolver diferentes níveis de conforto, qualidade e densidade, de acordo com a necessidade e especificidade da empresa.
Quer saber mais sobre essa tecnologia? Saiba mais aqui ou fale com a nossa equipe: +55 47 3270 1900
Fonte: