As peças automotivas de poliuretano são, cada vez mais, uma solução empregada pelas marcas para assegurar qualidade e competitividade em diferentes categorias de veículos. O PU confere muitas vantagens, como design, conforto e segurança em diferentes aplicações, que vamos mostrar a seguir.
Vendas aumentaram
O segmento automotivo é um dos mercados estratégicos no Brasil, responsável por uma produção que em 2018 chegou aos 2,8 milhões de carros, caminhões e ônibus. O número representou um aumento de 6,7% em relação a 2017, segundo a Anfavea, ainda que as exportações tenham ficado abaixo do previsto. Já as vendas de carros novos tiveram um aumento mais expressivo, e pelo segundo ano seguido. Conforme dados da Fenabrave, foram comercializados 14,6% veículos a mais que em 2017. Com o mercado mais aquecido, aumenta a procura e também a necessidade de investir em design, conforto e segurança para garantir espaço nesse competitivo mercado. Além do preço, são diferenciais como estes que geralmente mais pesam para o consumidor na hora de comprar um carro.
E o que o poliuretano tem a ver com isso?
O poliuretano é um material versátil, com um dos melhores custos-benefícios do mercado. Além de agregar valor ao produto final, o PU é um produto de alta rentabilidade, que garante ao fabricante obter o resultado desejado, atendendo as diferentes demandas das montadoras e do consumidor.
Em quais peças automotivas o PU pode ser usado?
Espumas estruturais
As espumas estruturais de poliuretano são utilizadas na fabricação de peças automotivas como painéis, alargadores e para-choques. Além de um ótimo acabamento, o PU garante dureza e resistência à deformação, por isso é um material que contribui para a segurança dos veículos.
Espumas moldadas
O poliuretano vem trazer a durabilidade aliada ao necessário conforto em assentos, apoios de cabeça e também ao quebra sol. As espumas moldadas, conhecidas também como espumas de conforto, têm excelentes propriedades mecânicas e de amortecimento, e podem ser produzidas com diferentes níveis de dureza e deformação.
Pele integral
Na forma de pele integral, o poliuretano é usado para produzir volantes e manoplas de câmbio dos veículos. Sua principal característica é a alta resistência a rasgos, além da elasticidade e o toque suave que confere as peças com diferentes designs. A matéria-prima pode ser empregada em peças automotivas com diferentes densidades.
Adesivo
O poliuretano também pode ser usado na forma de adesivo ou selante que faz a vedação dos filtros automotivos. As tecnologias de PU tornam a peça mais resistente às altas temperaturas dos motores e também para suportar as vibrações, já que tem uma boa adesão no substrato. Seguindo as tendências por inovação, a Flexível conta com tecnologias especialmente desenvolvidas para cada necessidade do segmento.
Entre em contato com nossa equipe: +55 47 3270 1900.