As soluções injetáveis para fabricação de peças em poliuretano vêm ao encontro de uma tendência crescente no mercado automotivo: elevar os níveis de segurança dos veículos. Com a retomada da produção industrial brasileira, impulsionada em boa medida pelo setor quatro rodas, o PU volta com força para garantir qualidade e competitividade em todas as categorias de automóveis. Por suas características, o poliuretano possui excelentes propriedades mecânicas de amortecimento. Ele é ideal para peças técnicas com alta resiliência, resistência mecânica e com índices de deformação e densidades variáveis para atender cada necessidade. O PU empregado na fabricação de peças automotivas, além de agregar valor ao produto final, oferece vantagens diretas para o processo produtivo e a rentabilidade do negócio. De fácil processamento, garante um desmolde rápido das peças, em média de 3 a 10 minutos, conforme a necessidade do fabricante. Por demandar menos mão de obra, as tecnologias em PU para peças técnicas automotivas também se destacam pelo baixo investimento quando comparado com outros polímeros, como o PP (Polipropileno).
Protetores overbumpers
No quesito segurança dos automóveis, ganham espaço os alargadores e protetores frontais em poliuretano, conhecidos como overbumpers. Isso se deve a excelente resistência mecânica que confere às peças, trazendo segurança e um acabamento refilado. Por resultar em itens automotivos mais leves, o PU também auxilia na redução do consumo de combustível.
E como é o processo de fabricação?
Depois de determinar o índice de recebimento do produto, é preciso definir os padrões da injetora de alta pressão, como temperatura, vazão e massa específica. Vem então a fase de homogeneizar o produto, alimentar os tanques da máquina e aquecer os moldes com temperatura que varia de 45 a 70ºC, conforme a região, produtos e equipamentos. A próxima etapa é iniciar as injeções no molde, o que pode ser feito por canal de injeção fechado, ou molde aberto, conforme o processo de cada empresa. Após o tempo de cura, o desmolde é a etapa final, seguida da análise de qualidade e acabamento.
Porque escolher a Flexível
As tecnologias da Flexível são taylor made, com larga faixa de processabilidade e um completo serviço de assistência, que começa com a definição do molde, equipamentos e layout, além de considerar o nível de produtividade. As soluções são desenvolvidas segundo as normas e especificações do segmento, através de um sistema sustentável, que respeita o meio ambiente. Todo o suporte e treinamento é feito por uma equipe de especialistas, entre os quais profissionais com mais de três décadas de experiência. Com 19 anos de atuação, a Flexível é uma fornecedora reconhecida por sua flexibilidade, compromisso e dedicação.
Para saber mais, acesse nosso site.