Na indústria mundial e também na brasileira, o quesito segurança dos veículos deixou de se limitar a presença de airbags e freios ABS. De olho nessa tendência e com a concorrência em alta, as montadoras estão investindo em tecnologias para maior proteção dos usuários. Essa direção visa atender não somente as exigências legais, mas um anseio dos próprios consumidores. O Euro NCPA - Programa Europeu de Avaliação de Automóveis Novos – estima que mais de 78 mil vidas foram salvas através das melhorias em segurança dos carros promovidas nos últimos 20 anos. Desde 1997 o órgão realizou cerca de 1800 testes, resultando em 630 avaliações publicadas. Na América Latina, é a Latin NCAP que submete os carros a uma bateria de testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste para avaliar o nível de segurança dos veículos novos.
Os carros recebem uma pontuação de 0 (menos seguros) a 5 estrelas (mais seguros) nos quesitos de proteção oferecida para ocupantes adultos e crianças.
Inovações para maior segurança
A preocupação hoje é proteger tanto quem está dentro como do lado de fora do veículo. Prova disso é que os modelos equipados com tecnologias para evitar o atropelamento de ciclistas passaram a ter melhor pontuação no Euro NCPA, considerado o teste de segurança mais importante na Europa. A decisão levou em conta o fato de os carros estarem cada vez mais silenciosos, dificultando sua identificação por pedestres e ciclistas. Outras vantagens da tecnologia a favor da segurança aparecem a cada modelo lançado, e como itens de série. Recursos como trava de segurança traseira, para impedir o passageiro de abrir as portas enquanto o carro está em movimento, ou um sistema capaz de evitar colisões traseiras, que usa o assistente de ponto cego e radares em torno do veículo, são alguns deles. A Inteligência Artificial também vem sendo empregada, a exemplo de sistemas de voz inteligente entre as funções de centrais multimídias. E a tecnologia para segurança está presente também de forma menos “visível”.
Os materiais empregados na fabricação das peças automotivas estão sendo desenvolvidos para proporcionar uma maior proteção aos passageiros. É o caso do poliuretano, que por suas características resulta em produtos de alta resiliência e resistência. Mais um importante fator de vendas para as montadoras.