Dentre as principais preocupações do setor industrial, encontram-se mais do que os lucros, as vendas e as parcerias de negócios. A sustentabilidade é um assunto de suma importância na área. Inclusive para as empresas que utilizam o poliuretano em seus produtos. Toda essa preocupação decorre dos impactos das atividades comerciais e industriais e da expansão social vivida em todo mundo. Somos cada vez mais numerosos e estamos utilizando mais e mais recursos naturais. Isso cria um desequilíbrio entre a exploração desses recursos e sua capacidade de renovação. O resultado está visível: aquecimento global, mudanças climáticas, destruição de florestas, poluição das águas e acúmulo de lixo. Para reverter esse quadro, torna-se necessário que pessoas e empresas adotem atitudes sustentáveis. Neste texto, abordaremos a sustentabilidade na indústria do poliuretano, o que as empresas do setor devem fazer para se inserir neste contexto de preocupação ambiental.
Afinal, por que apoiar a sustentabilidade?
A sustentabilidade se tornou mais do que apenas uma preocupação pequena dentro do contexto industrial. Hoje, já é uma prioridade para as principais empresas do planeta. Isso é decorrente de uma reflexão sobre dois pontos muito importantes:
- O real impacto ambiental das indústrias e o potencial destrutivo do meio ambiente;
- A capacidade de tornar a sustentabilidade um diferencial competitivo e fator de atração para os clientes.
Diante disto, fica claro que existe estratégia e consciência ambiental envolvidos na busca pela sustentabilidade. As empresas precisam adotar o DNA sustentável. Ou seja: desenvolver processos e ações que, desde o princípio, incluam preocupações com o impacto ambiental de suas atividades. Um dos principais assuntos discutidos em tempos de indústria 4.0 é o uso da tecnologia para otimizar processos e ampliar seus resultados. Isso tudo é possível sem deixar de lado a preocupação ambiental. A tecnologia é capaz de transformar as operações e, ao mesmo tempo, garantir conhecimento e os meios para as empresas reduzirem seu impacto. Soluções tecnológicas não focam apenas em resultados, elas podem ser utilizadas para garantir que a empresa utilize seus recursos de modo sustentável. Gerando, inclusive, economia de insumos e menor produção residual. Na indústria do poliuretano (e em outros segmentos), podem ser aplicadas soluções como:
- Uso de cisternas para captação de água da chuva;
- Utilização de fontes energéticas limpas, como energia solar e eólica;
- Sistemas de separação de lixo;
- Sistemas de reaproveitamento de água;
- Substituição das luzes pelas lâmpadas de LED.
Tudo isso depende de mudanças em processos e, claro, uma revisitação nos valores e na missão da empresa - que devem incluir a sustentabilidade como um de seus objetivos principais.
HCFC: as principais preocupações da indústria do poliuretano
No caso da indústria do poliuretano, a preocupação mais pujante é com o uso dos agentes expansores. Os gases HCFC (já abolidos das operações) possuem um potencial de destruição da camada de ozônio que é fruto de preocupações em todo o mundo. O Protocolo de Montreal é um acordo mundial que une indústrias e governos na busca pela substituição do uso de gases agressivos ao meio ambiente. Há mais de 30 anos o assunto é discutido a nível global. Sendo que os países participantes assinaram termos de compromisso em busca de uma atuação menos poluente e mais sustentável. Atualmente, a indústria encontra-se no fim da era do HCFC. A partir de janeiro de 2020 o Brasil suspenderá a importação e comercialização dos gases HCFC. Isso significa que indústrias que dependem desse insumo - como é o caso do setor de PU - deverão buscar alternativas. A Flexível, como uma empresa preocupada com o meio ambiente, é pioneira na importação de um agente expansor muito mais limpo e seguro: o HFO. Trata-se de um gás refrigerante ideal para a formulação do PU e que possui menos de 1% da capacidade de poluir apresentada pelo HCFC. A mudança do agente expansor será obrigatória a partir de 2020, porém, sua empresa pode adiantar o processo de conversão e ganhar tempo e respeito no mercado com esta atitude. Como citamos, a sustentabilidade não é apenas uma preocupação ambiental, mas também atua como um peso na delicada balança do mercado. Portanto, é fundamental já colocar em pauta as mudanças no insumo de produção do poliuretano. A Flexível tem como um de seus diferenciais a adoção de práticas sustentáveis. Em nossa missão encontra-se o fornecimento de insumos limpos aos nossos parceiros.
Converse com nossa equipe de atendimento e descubra o potencial do HFO e como realizar a substituição do agente expansor em sua linha de produção! +55 47 3270 1900.