O poliuretano é um material com ampla aplicação e tem uma versão especialmente vantajosa para a indústria: o elastômero. Você já ouviu falar? O elastômero é uma tecnologia do poliuretano, conhecida por sua versatilidade e resistência, oferecendo diversas vantagens em relação a outros materiais.
Sua principal característica é a alta resistência à fadiga técnica e deformação. Além disso, o elastômero possui propriedades que se assemelham às de outros polímeros, como borracha, nylon e silicone, mas com vantagens superiores. Ele apresenta excelente resiliência quando submetido a pressão ou deformação, mantendo sua performance e integridade estrutural.
Entre as principais qualidades do elastômero estão sua durabilidade e facilidade de processamento, características que garantem alta performance, tornando-o ideal para setores como indústria em geral, mineração e agronegócio.
Para descobrir as inúmeras possibilidades de uso do elastômero, confira a lista que preparamos:
5 aplicações do elastômero
1. Rodinhas de skate e patins
Um excelente exemplo de aplicação do elastômero em produtos finais são as rodinhas de skate e patins. Por se tratar de esportes de alto impacto, é essencial um material com alta durabilidade para garantir o desempenho e a vida útil do equipamento — exatamente o que o elastômero oferece a esses produtos. O contato constante com chão de concreto, asfalto e outros tipos de terreno exige um produto que supere desgastes intensos. Além disso, o elastômero permite a personalização do produto no seu processo de pigmentação, atendendo às necessidades e preferências de cada cliente.
2. Peneiras de mineração
Na indústria mineradora, as peneiras vibratórias são equipamentos utilizados em larga escala. Elas podem ter, basicamente, três tipos de tela: aço, borracha ou poliuretano. As peneiras feitas em elastômero de PU apresentam uma série de vantagens, como: redução de ruídos, facilidade na limpeza, maior resistência a desgaste e abrasão, melhor custo-benefício e maior durabilidade, por ter uma vida útil até 12 vezes superior às telas convencionais de aço. Por se tratar de um material altamente versátil e personalizável, as peneiras de mineração com elastômero podem ser fabricadas em diversas durezas para diferentes usos.
3. Buchas e insertos metálicos
Para a indústria, é essencial que todos os materiais usados nos equipamentos mantenham sua integridade total. Um desgaste inesperado de peças pode causar danos graves e até mesmo acidentes. No caso das buchas e insertos, tradicionalmente fabricados com materiais metálicos, o elastômero surge como um substituto altamente eficiente. Ele oferece excelente desempenho em suporte de carga, tensão e compressão, sendo ideal para conexões e pontos de apoio no ambiente industrial.
Além disso, sua resistência superior a rasgos e rompimentos garante maior segurança, reduzindo preocupações relacionadas ao desgaste das buchas e insertos, mesmo sob condições intensas de uso no maquinário.
4. Revestimento de rolos e cilindros
O elastômero também é muito utilizado para revestimento de rolos e cilindros em fábricas de variados segmentos. O elastômero traz para esses materiais características importantes, como: resistência à abrasão, rasgamento e deformação. Ainda torna o equipamento mais leve e evita atritos entre os componentes, estendendo a vida útil dos equipamentos.
Indústrias que utilizam rolos e cilindros de elastômero alcançam melhores resultados em diversas aplicações. Por exemplo, em esteiras transportadoras, o elastômero reduz atritos e evita danos às peças, além de minimizar ruídos. Já em rolos de impressão, garante melhor distribuição da tinta e suporta os solventes de limpeza.
5. Equipamentos para o Agronegócio
O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira, demandando alta produtividade e eficiência. O elastômero de poliuretano tem ganhado espaço no setor, principalmente na substituição e criação de peças "não-metais", oferecendo mais segurança e eficiência aos equipamentos.
Nas colheitadeiras, por exemplo, seu uso se destaca por proteger as plantações e os produtos durante a colheita, evitando danos. Esse é um mercado em expansão para o poliuretano, que vem se consolidando e se tornando uma alternativa superior a materiais comuns como metais, plásticos e borrachas.
O elastômero de PU é um material versátil, que pode contribuir para a melhoria de processos, redução de desgastes, aumento da rentabilidade e economia dos seus processos. Que tal investir em soluções com elastômero para a sua indústria? Entre em contato com nosso time de especialistas e conheça as vantagens e aplicações possíveis para o seu negócio.
Fique de olho no nosso blog para acompanhar todas as novidades sobre poliuretano.