Nós já falamos muito por aqui da versatilidade e dos benefícios do poliuretano (PU), que permitem a sua aplicação em diversos segmentos. Os elastômeros de PU unem as vantagens de plásticos rígidos, metais e cerâmicas com a elasticidade da borracha. Essa combinação permite suprir as necessidades da indústria da construção civil, assim como as dos setores de mineração, automotivo, têxtil, papel e celulose, além de outras indústrias. A versatilidade dos elastômeros de PU se traduz em uma ampla variedade de produtos.
O que é elastômero?
Mais comum no dia a dia do que você imagina, o elastômero é um material polimérico que possui propriedades elásticas. Ele tem a capacidade de retornar à forma original após ser submetido a deformações, o que o torna altamente flexível e elástico.
Essa característica é resultado de sua estrutura molecular, que consiste em cadeias poliméricas entrelaçadas que permitem a movimentação e o rearranjo das moléculas.
E quais são as aplicações dos elastômeros para o segmento industrial?
- Peças técnicas, buchas e batentes
- Rolos, roletes e peças de manutenção
- Peneiras e roldanas
- Rodas e esteiras
- Vedação (gasket)
- Boias e sinos de mergulho
Esses produtos são fabricados a partir de fórmulas desenvolvidas à base de polióis (poliéteres, poliésteres, caprolactonas e policarbonatos), de acordo com as especificidades de cada empresa. O benefício de ser Taylor Made, isto é, personalizado, possibilita um aumento na produtividade e rentabilidade. As soluções são formatadas de acordo com os níveis de dureza desejados, variando de 45 shore A até 65 shore D.
Os produtos feitos com elastômero de poliuretano são mais resistentes a baixas temperaturas, impactos, produtos químicos e a óleos em geral, além de conferirem excelente tenacidade e resiliência.
Contate nossos especialistas para mais informações sobre essas e outras tecnologias oferecidas pelo Grupo Flexível.